Notícia no detalhe
Plano de Cargos e Salários do magistério: comissão avalia alterações
A minuta do projeto de lei com as devidas modificações do Plano de Cargos e Salários (PCS) do Magistério, que contempla a categoria com melhoramento de salário num período menor, já está sendo concluída e encaminhada à Procuradoria Geral do Município. Em seguida, já em forma de projeto de lei, o texto será votado na Câmara de Vereadores de Campos nas próximas semanas. A minuta engloba as primeiras alterações realizadas pela Comissão de Avaliação e Revisão do PCS, nesta sexta-feira (29), conforme acordo firmado entre a categoria e a Prefeitura de Campos.
Durante a reunião, com representantes da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Contratos, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e dos servidores municipais, a avaliação de desempenho foi desvinculada da promoção horizontal (letrinhas) e progressão funcional (títulos). Além disso, o enquadramento do profissional, após o período de três anos de estágio probatório, passa a computar a cada biênio, o percentual de 2,5%.
Os 3% de adicional para professores e pedagogos, mediante comprovação de cursos de atualização e aperfeiçoamento, participação em seminários realizados, autorizados ou validados pela Smece, voltam a ser concedidos uma vez por ano. Os cursos, dentro da área educacional, devem totalizar o mínimo de 40 horas anuais, limitados a 15%, no período de cinco anos. Pelo PCS em vigência, o tempo mínimo de concessão é de três anos, num total de 120 horas.
A comissão também decidiu pela revogação do artigo 39 do PCS, que restringia os professores somente no exercício da função à promoção horizontal. Pelo novo texto, todos os profissionais do magistério serão contemplados com o enquadramento das letrinhas.
Segundo o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, os avanços definidos neste dia são importantíssimos para a categoria, que há mais de um ano vem debatendo questões previstas no PCS do magistério. “Hoje, com o aval da Secretaria de Gestão de Pessoas e Contratos, fechamos a minuta, que será apresentada com grandes avanços para toda a categoria”, pontua.
O secretário Fábio Ribeiro foi representado na reunião pela assessora jurídica, Karina Crespo, que também integra a Comissão de Avaliação de Revisão do PCS, nomeada em Diário Oficial, no dia 28 de abril.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/01/2026 19:21:39 FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
- 12/01/2026 19:01:43 Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
- 12/01/2026 18:14:16 Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
- 12/01/2026 17:56:42 Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
- 12/01/2026 16:35:01 Segurança e Ordem Pública divulga balanço do fim de semana no Farol de São Tomé
FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
1201 19h01Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
1201 18h14Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
1201 17h56Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
1201 16h35Segurança e Ordem Pública divulga balanço do fim de semana no Farol de São Tomé
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















