Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha vai à ANP buscar informações sobre perdas superiores às projetadas
A prefeita Rosinha Garotinho se reuniu na tarde desta segunda, no Rio de Janeiro, com o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Waldyr Martins Barroso, e o superintendente de Participações Governamentais, Carlos Sanches, quando solicitou informações do órgão regulador sobre a queda brusca e expressiva de repasses de royalties e participações especiais em mais de 66%, em patamares superiores às perdas projetadas.
A prefeita Rosinha Garotinho destaca que os repasses das participações especiais e de royalties têm se dado com uma redução que superou as projeções mais pessimistas, feitas por organismos oficiais como o Banco do Brasil. A prefeita Rosinha enfatizou que o município de Campos está cobrando explicações sobre as memórias de cálculos que geraram as indenizações pela produção de petróleo.
- Em um momento de crise nacional como a enfrentada pelo Brasil, os municípios e Estados sofrem os reflexos. Esse impacto é ainda maior junto aos municípios e estados produtores de petróleo, em função da crise que envolve a Petrobras e da queda brutal da cotação do barril de petróleo no mercado internacional. Por isso é preciso clareza nos números para que possamos realizar o planejamento adequado das finanças - declarou a prefeita Rosinha Garotinho, que vai aguardar a análise dos questionamentos feitos por técnicos do município, ao mesmo tempo em que poderá contratar consultoria para avaliar os dados juntos com a ANP.
A crise envolvendo a Petrobras chegou ao ponto da estatal admitir em balanço oficial custos que teriam sido sobretaxados em R$ 6 bilhões. Como as participações especiais são definidas também sobre a relação entre os custos dedutíveis e a receita bruta, os cálculos podem necessitar de ajustes em função da suspeita de sobrepreços em contratos investigados pela Justiça e admitidos pela própria Petrobras.
Acompanharam a prefeita Rosinha na audiência na ANP o secretário de Governo, Anthony Garotinho, o secretário de Fazenda, Walter Jobe; o procurador geral do município Matheus José, o superintendente de Comunicação, Sérgio Cunha e o diretor executivo de Petróleo Alair Almeida.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2026 15:43:56 Frederico anuncia reforma total da Ponte Barcelos Martins no Prefeitura em Ação
- 16/05/2026 15:37:09 Ciep do Parque São José lotado na 26ª edição do Prefeitura em Ação deste sábado
- 16/05/2026 13:02:58 Educação prepara profissionais para aplicação do Programa Mente Inovadora
- 16/05/2026 12:53:02 Qualificação e Emprego avança com parcerias e amplia oportunidades de trabalho
- 16/05/2026 12:33:54 CRAS Esplanada promove roda de conversa sobre combate à violência contra mulher
Ciep do Parque São José lotado na 26ª edição do Prefeitura em Ação deste sábado
1605 15h43Frederico anuncia reforma total da Ponte Barcelos Martins no Prefeitura em Ação
1605 13h02Educação prepara profissionais para aplicação do Programa Mente Inovadora
1605 12h53Qualificação e Emprego avança com parcerias e amplia oportunidades de trabalho
1605 12h33CRAS Esplanada promove roda de conversa sobre combate à violência contra mulher
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
3Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
4Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
5Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda
6Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus





















