Notícia no detalhe
Grupo de Teatro Sacro se torna Patrimônio Cultural de Campos
Nesta quinta-feira (4), após a encenação de “Vinho & Pão”, no Teatro Municipal Trianon, os atores do Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro vão receber das mãos do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), Orávio de Campos Soares, o certificado que oficializa ao grupo, o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Campos dos Goytacazes.
A proposta do título foi feita pela vereadora Auxiliadora Freitas. O anúncio da confirmação foi publicado no Diário Oficial do município, no dia 13 de maio. Para Orávio de Campos, a emoção será ainda maior. Ele foi o primeiro diretor da “Paixão de Cristo”, realizando e dirigindo os dois primeiros espetáculos, ao lado do grupo, fundado por Cecília e Teresinha Martins, por inspiração de Dom Carlos Alberto Navarro.
– Trata-se de um dos mais expressivos patrimônios imateriais da sociedade campista. Quero abraçar cada um dos integrantes do grupo, em especial o Pedro Carneiro, irmão do Félix Carneiro, responsável por tudo que aconteceu, pois foi em suas mãos que depositei a responsabilidade de dar continuidade a este trabalho catequético e inovador – enfatiza Orávio.
História – Querido pela comunidade, Dom Carlos Alberto Navarro, então Bispo Diocesano de Campos, decidiu criar, em 1981, um grupo para realizar a encenação da Via Sacra, em Campos dos Goytacazes. O primeiro diretor foi o teatrólogo Orávio de Campos Soares. Na era da direção de Félix Carneiro, milhares de talentosos atores e atrizes foram revelados pelo grupo. Há 20 anos, Pedro Carneiro cumpre a missão de manter viva a tradição iniciada por Orávio e consolidada por seu saudoso irmão.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
- 25/10/2025 16:14:54 Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
- 25/10/2025 15:19:18 Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
- 25/10/2025 14:16:49 Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
2510 16h14Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
2510 15h19Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
2510 14h16Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















