Notícia no detalhe
Grupo de Teatro Sacro se torna Patrimônio Cultural de Campos
Nesta quinta-feira (4), após a encenação de “Vinho & Pão”, no Teatro Municipal Trianon, os atores do Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro vão receber das mãos do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), Orávio de Campos Soares, o certificado que oficializa ao grupo, o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Campos dos Goytacazes.
A proposta do título foi feita pela vereadora Auxiliadora Freitas. O anúncio da confirmação foi publicado no Diário Oficial do município, no dia 13 de maio. Para Orávio de Campos, a emoção será ainda maior. Ele foi o primeiro diretor da “Paixão de Cristo”, realizando e dirigindo os dois primeiros espetáculos, ao lado do grupo, fundado por Cecília e Teresinha Martins, por inspiração de Dom Carlos Alberto Navarro.
– Trata-se de um dos mais expressivos patrimônios imateriais da sociedade campista. Quero abraçar cada um dos integrantes do grupo, em especial o Pedro Carneiro, irmão do Félix Carneiro, responsável por tudo que aconteceu, pois foi em suas mãos que depositei a responsabilidade de dar continuidade a este trabalho catequético e inovador – enfatiza Orávio.
História – Querido pela comunidade, Dom Carlos Alberto Navarro, então Bispo Diocesano de Campos, decidiu criar, em 1981, um grupo para realizar a encenação da Via Sacra, em Campos dos Goytacazes. O primeiro diretor foi o teatrólogo Orávio de Campos Soares. Na era da direção de Félix Carneiro, milhares de talentosos atores e atrizes foram revelados pelo grupo. Há 20 anos, Pedro Carneiro cumpre a missão de manter viva a tradição iniciada por Orávio e consolidada por seu saudoso irmão.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















