Notícia no detalhe
Secretaria inicia limpeza da comporta do Canal de Coqueiros
Com o objetivo de amenizar os problemas causados pela seca que atinge a região da Baixada Campista, a secretaria municipal de Defesa Civil iniciou nesta sexta-feira (20), a desobstrução e limpeza da comporta do Canal de Coqueiros, no leito do rio Paraíba do Sul, no trecho do bairro do Matadouro. O trabalho conjunto do órgão com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura e Pesca será efetuado em outras tomadas de águas de outros canais que cortam o município, como o da Granja, do Itereré, do Vigário e Campos-Macaé.
As intervenções foram determinadas pelo Prefeito Nelson Nahim que, atendendo à solicitação de entidades rurais, mobilizou as secretarias, a fim de que o município dedique atenção especial à situação de seca, provocada pela estiagem, que está causando a falta de água para o gado e ressecamento do solo. “O Sindicato Rural nos procurou, assim como também recorreu ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que teria a responsabilidade de executar esse trabalho. No entanto, o prefeito salientou que o momento não é de se procurar culpados, mas soluções. Para isso, ele nos convocou para agirmos em tudo o que for preciso para ajudar os produtores”, contou o secretário municipal de Defesa Civil, Marco Soares.
Duas retroescavadeiras e uma drag line (máquina utilizada para movimentação de terra) estão sendo utilizadas para a limpeza da comporta, cuja previsão de conclusão é para dentro de 20 dias. De acordo com Marco, simultaneamente, outros canais passarão por intervenções que, a longo prazo, servirão para amenizar os efeitos das cheias durante o verão. Além das máquinas, duas bombas captarão água do rio Paraíba para os canais. A instalação e manutenção dos equipamentos serão feitas pela Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) e pela Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), que se dispuseram a colaborar com o governo municipal.
- Eles se prontificaram a nos ajudar numa iniciativa muito louvável da sociedade civil organizada que, através das duas entidades, vão colaborar para que consigamos amenizar os efeitos da seca na Baixada Campista e evitemos perdas para os produtores da região - salientou o secretário
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
- 10/05/2025 10:15:47 Guarda Civil Municipal promove manhã especial em homenagem ao Dia das Mães
- 10/05/2025 09:39:38 Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
- 09/05/2025 18:39:19 Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
- 09/05/2025 15:41:30 Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
1005 10h15Guarda Civil Municipal promove manhã especial em homenagem ao Dia das Mães
0905 18h39Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
1005 09h39Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
0905 15h41Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore