Notícia no detalhe
Campos é destaque com políticas públicas para criança e adolescente
A cidade de Campos é destaque no estado do Rio de Janeiro com o conjunto de políticas públicas para a criança e adolescente. Através da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e seus polos no interior, vários programas são desenvolvidos voltados para a formação da cidadania, com foco na educação e na formação do caráter, tendo por princípio a proteção e demais diretrizes, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A FMIJ contempla nos seus programas, somente na sede, 1000 crianças na faixa etária entre 6 e 18 anos, com atenção educativa-psicossocial, e diversas atividades, como oficinas de música, teatro, dança e esportes, além de cursos profissionalizantes para os adolescentes e jovens da faixa etária dos 14 aos 18 anos, com preparação para o mercado de trabalho.
O Programa Desafio beneficia crianças na faixa etária dos 6 ao 14 anos, com aulas no contraturno e tem contribuído para dar norte à vida de muitos pequenos em situação de risco social. Nesta faixa etária, elas são inseridas nas atividades culturais e esportivas. No Programa Semeando Arte são inseridos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos em cursos na área cultural, com formação profissional durante até três anos, com ênfase na dança, música e no teatro.
Adolescentes e jovens de 14 a 18 anos participam do Programa Qualifica Jovem, com qualificação profissional, através dos cursos de gastronomia, beleza (manicure, cabelereiro), grafite, gráfica, lanternagem automotiva, pintura automotiva e mecânica automotiva. O Programa Guarda Mirim prepara adolescentes da faixa etária dos 15 aos 18 anos para atuar em órgãos e logradouros públicos, como nas secretarias e outros órgãos municipais. Na Guarda Mirim, os jovens participam de cursos de qualificação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e cursos de música na Banda Musical da FMIJ, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A Cozinha Industrial da FMIJ garante café da manhã, almoço e lanche à tarde. O almoço é servido para o turno da manhã, que sai ao meio dia; e também é servido para o turno da tarde, que entra ao meio dia, com a produção de mais de 1000 refeições/dia, conforme informa o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, que destacou ainda a importância do Programa Jovens pela Paz e outros, como o Qualifica Jovem, da Casa da Juventude.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/03/2026 18:45:47 Gestão de Pessoas realiza capacitação para os RH’s sobre o novo sistema SIASESMT
- 24/03/2026 17:04:11 CadÚnico: 4 mil pessoas atendidas na entrega da senha para Mutirão de Atualização
- 24/03/2026 16:20:15 Projeto Afro Roteiro será lançado no Centro Histórico no próximo dia 31
- 24/03/2026 15:36:20 Defesa Civil interdita prédio com risco de desabamento no Parque Leopoldina
- 24/03/2026 15:22:23 Fiocruz promove capacitação para profissionais da Saúde Mental de Campos
Gestão de Pessoas realiza capacitação para os RH’s sobre o novo sistema SIASESMT
2403 17h04CadÚnico: 4 mil pessoas atendidas na entrega da senha para Mutirão de Atualização
2403 16h20Projeto Afro Roteiro será lançado no Centro Histórico no próximo dia 31
2403 15h36Defesa Civil interdita prédio com risco de desabamento no Parque Leopoldina
2403 15h22Fiocruz promove capacitação para profissionais da Saúde Mental de Campos
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















