Notícia no detalhe
Alunos de Campos representam o Brasil em projeto internacional
Uma oficina realizada por meio de videoconferência com o norueguês Oded Bem-Horin, coordenador do projeto mundial “Sky Light – uma ópera da ciência global”, já foi iniciada com os alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, no Farol de São Tomé. A unidade é a única a representar o país no projeto, em que um grupo de alunos de 8º e 9º anos aceitou o desafio de escrever um poema como parte da ópera, que será cantada simultaneamente em outubro, nos 28 países participantes. O primeiro dia de oficina aconteceu na quinta-feira (18), na escola.
Os adolescentes apresentaram a letra do poema científico durante do 8º Encontro de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu em Campos entre os dias 9 e 11 de abril deste ano, para que seja cantada por alunos de um dos países participantes. Já a música que será cantada em Campos foi composta por Jonathan Harris, da The Premier Academy, na Inglaterra, especialmente para o projeto Sky Light, desenvolvido em função de 2015 ser proclamado o Ano Internacional da Luz.
Para a aluna Mayara de Souza Tavares, 14 anos, que cursa o 9º ano, está sendo uma experiência muito boa. “A minha dificuldade maior é cantar na Língua Inglesa, mas sem dúvidas contribui muito para toda a vida”, diz. Os adolescentes integram o mesmo grupo que vem se destacando nos projetos ligados à astronomia e à astronáutica, como a campanha de busca de asteroides, que colocou Campos em posição de destaque internacional em 2014.
Sky Light – Projeto internacional de educação baseado nas tecnologias da informação, mobilizando alunos dos 28 países para criar em conjunto uma ópera da Ciência sobre a Luz Cósmica. A iniciativa é do Oded, da Stord Haugesund University College, da Noruega. No Brasil, o projeto é coordenado pelo presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza, com a participação da sua equipe e dos alunos de escolas municipais, graças à parceria com a Coordenação de Ciências Fundamental 2, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
A realização do Sky Light consiste em dois métodos: Luz (que participa através do aplicativo Opus Lux (opus-lux.dk /) desenvolvido pelo Royal Danish Opera e a Opera Malmö) e Som (que participa através da performance de música em vários instrumentos). Cerca de metade dos alunos dos países participantes vai apresentar cada método.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
0909 18h41Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira