Notícia no detalhe
Ranking da Firjan evidencia Campos com grande investimentos públicos
Mais uma vez a cidade de Campos figura bem no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta sexta-feira (19), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Campos está entre as três cidades do Norte e Noroeste Fluminense classificadas com boa gestão fiscal. O IFGF avaliou a situação fiscal de 5.243 municípios brasileiros, no período de gestão entre 2008 e 2013.
No critério investimento público, Campos é a mais bem posicionada no Norte Fluminense. Contudo, conforme levantamento do IFGF, nenhum município obteve gestão fiscal de excelência, tendo em vista a baixa arrecadação no indicador receita própria, embora Campos tenha elevado em 100% sua receita própria nos últimos cinco anos. Vale ressaltar que o IFGF é composto ainda pelos indicadores gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida. Mesmo assim, o nome de Campos está em oitavo no ranking geral do Estado do Rio, com a nota B.
No quesito gasto em pessoal, investimento e custo da dívida, Campos obteve nota A; e nota B em liquidez. Devido à histórica dificuldade dos municípios na arrecadação com receita própria, Campos recebeu a nota D, mas apenas 1,2% dos 92 municípios fluminenses obtiveram a nota A. Campos teve conceito A nos outros três indicadores: gastos com pessoal, investimento e custo da dívida. Ficou entre as 10 mais bem colocadas no ranking estadual e continua mantendo o posto de melhor gestão fiscal da região, com conceito B.
No critério investimento, Campos é a mais bem posicionada em toda a região Norte Fluminense, estando em quarto lugar no Estado, e se encontra à frente da capital Rio de Janeiro, que se encontra na sexta posição no Estado. No critério melhor gestão dos recursos com a contração de pessoal e respeito aos limites constitucionais, Campos se encontra em terceiro no ranking estadual, novamente à frente da capital Rio de Janeiro, que está em décima posição, e é a 20ª no ranking nacional.
- Com o vínhamos afirmando nos últimos anos, a cidade de Campos é a campeã em investimentos, se comparado em termos per capita com as capitais da região Sudeste (São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Vitória). Os indicadores externos só estão confirmando nossas palavras. A nossa receita própria, ainda que tenha crescido em torno de 100% nos últimos cinco anos, permitiu que Campos ficasse na 8ª posição do ranking - observa o secretário de Controle, Orçamento e Auditoria, Suledil Bernardino.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira