Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha e secretário Garotinho explicam saída para crise
Empresários da indústria, do comércio e dirigentes de diversas entidades do setor produtivo e da sociedade civil, lotaram o auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) nesta sexta-feira (26) para conhecer detalhes da saída encontrada pela Prefeitura de Campos, como alternativa para superar a crise econômica que afeta todo o Brasil, e evitar a falência das 200 Prefeituras de municípios produtores de petróleo em 11 estados brasileiros. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, falou sobre o momento difícil da economia, sobre a necessidade de buscar alternativas e franqueou a palavra para os dirigentes da sociedade civil e para a Prefeita Rosinha Garotinho e, em seguida, o secretário de Governo Anthony Garotinho. A Prefeita Rosinha agradeceu pelo comparecimento e alertou que “a crise é questão suprapartidária e, para vencer, é necessária a união de todos, porque a crise afeta a todos”.
O conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para adequar o orçamento do município, diante da crise que afeta todas as cidades do Brasil, e a alternativa encontrada em Campos para que 11 estados e 200 municípios produtores de petróleo possam compensar as perdas abruptas de receitas por conta da crise nacional e agravada pela queda acentuada dos royalties do petróleo e de participações especiais, foram explanadas pela Prefeita Rosinha e pelo secretário de Governo, Anthony Garotinho.
A Prefeita e o secretário receberam agradecimentos dos prefeitos Alair Correa (Cabo Frio) e Amaro Fernandes dos Santos (Carapebus), pela saída encontrada pelo secretário Garotinho, idealizador da proposta da Resolução 15/2015 do Senado, que foi proposta pelos senadores Marcelo Crivella e Rose Freitas, e criou “o Fundo dos Royalties”. Os prefeitos falaram das dificuldades financeiras das Prefeituras, como Cabro Frio e Natividade, que tiveram contas de energia dos prédios públicos cortadas.
Devido à crise, Prefeituras de vários municípios já estão com os serviços públicos afetados pela queda abrupta de repasses e transferências do governo federal, devido à crise econômica nacional, bem como pela queda acentuada de royalties e participações especiais, pela crise do petróleo que, em julho de 2014, estava com o barril cotado a R$ U$S 115 e em dezembro despencou para US$ 45 o barril.
- Me recordo que, desde que assumi a prefeitura, procurei diálogo com a sociedade civil e criei o Comudes (Conselho Municipal de Desenvolvimento) e convoquei a todos para lutarmos juntos contra a redistribuição dos royalties. Vocês acreditaram na nossa proposta de luta e lotamos a Praça São Salvador com 50 mil pessoas. O que estamos fazendo, conforme a Resolução aprovada no Senado, é captar recursos, através de títulos que serão lançados em Bolsa de Valores, mas tivemos o cuidado de não comprometer gestões futuras, pois o pagamento não será maior que 10% da arrecadação apenas da receita de royalties, com base nos valores recebidos em 2013 e 2014, e não do orçamento”, explicou Rosinha.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















