Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha e secretário Garotinho explicam saída para crise
Empresários da indústria, do comércio e dirigentes de diversas entidades do setor produtivo e da sociedade civil, lotaram o auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) nesta sexta-feira (26) para conhecer detalhes da saída encontrada pela Prefeitura de Campos, como alternativa para superar a crise econômica que afeta todo o Brasil, e evitar a falência das 200 Prefeituras de municípios produtores de petróleo em 11 estados brasileiros. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, falou sobre o momento difícil da economia, sobre a necessidade de buscar alternativas e franqueou a palavra para os dirigentes da sociedade civil e para a Prefeita Rosinha Garotinho e, em seguida, o secretário de Governo Anthony Garotinho. A Prefeita Rosinha agradeceu pelo comparecimento e alertou que “a crise é questão suprapartidária e, para vencer, é necessária a união de todos, porque a crise afeta a todos”.
O conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para adequar o orçamento do município, diante da crise que afeta todas as cidades do Brasil, e a alternativa encontrada em Campos para que 11 estados e 200 municípios produtores de petróleo possam compensar as perdas abruptas de receitas por conta da crise nacional e agravada pela queda acentuada dos royalties do petróleo e de participações especiais, foram explanadas pela Prefeita Rosinha e pelo secretário de Governo, Anthony Garotinho.
A Prefeita e o secretário receberam agradecimentos dos prefeitos Alair Correa (Cabo Frio) e Amaro Fernandes dos Santos (Carapebus), pela saída encontrada pelo secretário Garotinho, idealizador da proposta da Resolução 15/2015 do Senado, que foi proposta pelos senadores Marcelo Crivella e Rose Freitas, e criou “o Fundo dos Royalties”. Os prefeitos falaram das dificuldades financeiras das Prefeituras, como Cabro Frio e Natividade, que tiveram contas de energia dos prédios públicos cortadas.
Devido à crise, Prefeituras de vários municípios já estão com os serviços públicos afetados pela queda abrupta de repasses e transferências do governo federal, devido à crise econômica nacional, bem como pela queda acentuada de royalties e participações especiais, pela crise do petróleo que, em julho de 2014, estava com o barril cotado a R$ U$S 115 e em dezembro despencou para US$ 45 o barril.
- Me recordo que, desde que assumi a prefeitura, procurei diálogo com a sociedade civil e criei o Comudes (Conselho Municipal de Desenvolvimento) e convoquei a todos para lutarmos juntos contra a redistribuição dos royalties. Vocês acreditaram na nossa proposta de luta e lotamos a Praça São Salvador com 50 mil pessoas. O que estamos fazendo, conforme a Resolução aprovada no Senado, é captar recursos, através de títulos que serão lançados em Bolsa de Valores, mas tivemos o cuidado de não comprometer gestões futuras, pois o pagamento não será maior que 10% da arrecadação apenas da receita de royalties, com base nos valores recebidos em 2013 e 2014, e não do orçamento”, explicou Rosinha.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















