Notícia no detalhe
ECA: 25 anos garantindo direitos das crianças e adolescentes
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está completando 25 anos nesta segunda-feira (10). Segundo o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Rodrigo Carvalho, o ECA estabeleceu que todas as crianças os adolescentes devem ser reconhecidos como sujeitos de direitos.
- O ECA foi um grande avanço na sociedade brasileira, garantindo políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Mas foi em Campos que as nossas crianças e nossos adolescentes já eram vistas como sujeitos de direitos, pois quatro meses antes da criação do ECA surgia a então Fundação do Menor, hoje Fundação da Infância e da Juventude – ressaltou.
Rodrigo lembrou que o ECA está completando 25 anos em meio às discussões da maioridade penal para 16 anos, em casos de crimes hediondos, homicídio doloso, lesão corporal grave, lesão corporal seguida de morte e roubo com causa de aumento de pena.
- Somos contra a maioridade penal para 16 anos, pois acreditamos que a educação é o melhor caminho. É por isso que na fundação oferecemos cursos de qualificação profissional no contraturno escolar, retirando os jovens que poderiam ser cooptados pela marginalidade e preparando-os para a vida, para que na frente não sejam punidos – ressaltou o presidente da FMIJ.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 09:02:19 Secretaria de Educação lança Projeto Humaniza Seduct para servidores
- 16/05/2025 07:59:37 Tradicional Festa de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, começa nesta sexta-feira
- 16/05/2025 07:45:10 Prefeitura dá continuidade à Operação Caça Fio
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
Secretaria de Educação lança Projeto Humaniza Seduct para servidores
1605 07h59Tradicional Festa de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, começa nesta sexta-feira
1605 07h45Prefeitura dá continuidade à Operação Caça Fio
1505 19h27Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso