Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha recebida pelo ministro Padilha para municipalização do aeroporto
A prefeita Rosinha Garotinho foi recebida em audiência esta semana na Esplanada dos Ministérios em Brasília, pelo Ministro da Aviação Eliseu Padilha. A Prefeita estava acompanhada do presidente da Codemca (Companhia de Desenvolvimento de Campos), Wainer Teixeira; do deputado federal, Paulo Feijó; e do presidente da Câmara de Vereadores, Edson Batista para cumprimento de mais uma etapa do processo de municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
Além da audiência com o ministro, que tratou da adequação do cronograma das etapas da municipalização, foram protocolados na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) documentos importantes, como a minuta do edital de contrato, a análise de viabilidade financeira, e o estudo prévio de impacto ambiental. “Campos e região vivem um momento de pleno desenvolvimento e, cada vez mais, as pessoas estão buscando transporte aéreo. Cresce na nossa cidade o turismo de negócio e, com isso, aumenta o número de pessoas que saem do Rio para Campos e vice versa, com necessidade de chegarem rápido para cumprimento de compromissos durante o horário comercial", observa a prefeita.
- Temos trabalhado no sentido de municipalizar o aeroporto para reestruturá-lo para atender melhor os passageiros e implantar nele o Porto Seco, tendo em vista tratar de um aeroporto internacional que será importante na estrutura de logística de Campos para importação e exportação de cargas especiais como equipamentos de empresas de diversos setores que se instalam na nossa região, como do setor metal-mecânico, offshore e portuário, podendo também o setor do comércio -, destaca a Prefeita Rosinha Garotinho.
O presidente da Codemca, Wainer Teixeira explica por que foi necessária a readequação do cronograma. “Nosso projeto para o Aeroporto foi contemplado com recursos federais e, por isso, os estudos para reestruturação do aeroporto realizados pela Concremat, empresa especializada que venceu a licitação para realizar os levantamentos nos aeroportos do Brasil tiveram que ser readequados. Para viabilizar os recursos, é necessário a participação de um ente público e desta forma a Codemca tem participação de 3% no projeto, e dessa forma o município será contemplado com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Anac)”, explica Wainer Teixeira.
Ele acrescentou que um dos itens a ser adequado é o modelo de aeronaves que opera no aeroporto, que passou do ATR 42 para o ATR72-500, uma aeronave melhor, mais confortável e com maior capacidade de carga.
Dados da Infraero indicam movimento maior no aeroporto - De acordo com dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o Aeroporto Bartolomeu Lisandro registrou crescimento no número de passageiros e aumento no número de voos e rotas durante o último ano. O levantamento aponta que, de janeiro a outubro de 2014, foram registrados 140.180 passageiros, o que representa um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2013. Estes dados incluem voos da empresa da empresa Azul, voos particulares e transporte de trabalhadores da Bacia de Campos.
Dois fatores teriam contribuído para o aumento do movimento no aeroporto: entrada em operação da aeronave ATR-72, substituindo a ATR-42, em novembro do ano passado, e o início dos voos para Campinas (SP), entre setembro e outubro deste ano e, agora em 2015 com voos para São Paulo. Na última semana a Azul trocou novamente a aeronave. Agora Campos está servida com aeronave maior, mais moderna e mais confortável, o ATR 72-500. Possui novo motor com seis pás de hélices em vez de quatro e tem maior capacidade de carga.
- Devido à criação do programa do governo federal para incentivar a aviação regional e do esforço da prefeitura para ampliar o atendimento de linhas aéreas no município, o aeroporto conta com voos regulares da empresa Azul para o Rio de Janeiro e São Paulo, além de também ser usado para transporte de trabalhadores para as plataformas da Bacia de Campos -, informa Wainer Teixeira.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
- 19/04/2025 10:47:15 Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
1904 10h47Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta