Notícia no detalhe
Fundação Zumbi prepara alunos para o futuro
O Pré-Vest, oferecido gratuitamente pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), tem realizado sonhos de dezenas de jovens que já ingressaram em instituições superiores. Professores com formação acadêmica em Mestrado oferecem ensino de qualidade na instituição e a procura pelo curso é grande. Muitas inscrições foram feitas e continuam na reserva pois, assim que houver desistências, os interessados menos privilegiados social e economicamente serão selecionados.
Dados da Fundação Zumbi informam que, de janeiro do ano passado até agora, 2.300 alunos se matricularam no Pré-Vest, sendo que 198 foram aprovados em vestibulares e, hoje, fazem parte do quadro de alunos da Universidade Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal Fluminense (IFF) e outras.
A estudante Thamyres Pinheiro Cordeiro, 17 anos, passou no último vestibular do IFF para o Curso de Ciências da Natureza. Ela conta que ficou sabendo do Pré-Vest durante as férias do último verão em Campos. “Sou de São Matheus-ES e, quando eu estava em Campos, resolvi acessar o site da prefeitura e li que as inscrições estavam abertas”, relatou.
Thamyres teve que voltar para a cidade natal, o que não a impediu de enriquecer, ainda mais, os conhecimentos. “Enviei os documentos por fax para um familiar que efetuou a minha inscrição”, disse. Durante o curso, a aluna foi perseverante, porém, não sabia qual a vocação profissional. “Foi quando a pedagoga Marly da Silva Machado me disse 'basta você traçar seus objetivos e, com persistência, voc? consegue'. Além do curso ter me ajudado a passar no vestibular, me ajudou como pessoa, pois aprendi muitas coisas boas durante o pré-vestibular”.
Jéssica Lírio, 19, já iniciou o primeiro período do Curso Pedagogia da Faetec. De acordo com ela, estudar em grupo é bem melhor. “As aulas do curso foram um reforço e complementação escolar. Muita coisa que eu não aprendi no Ensino Médio, aprendi no Pré-Vest”, comentou.
A aluna do Curso Arquitetura e Urbanismo do IFF, Kássyla Corrêa, 22, informou que o Pré-Vest lhe ajudou de forma geral. “Eu já tinha terminado o Ensino Médio há cinco anos e, muitas coisas, foram esquecidas. Foi quando eu resolvi me matricular no curso, onde tem professores bons e, graças a Deus, eu consegui passar no vestibular”, disse.
Segundo o diretor de Cultura da fundação, Juscelino Resende, o objetivo do Pré-Vest é preparar os alunos paras as universidades, principelmente, públicas e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “As aulas do segundo semestre iniciaram semana passada, reunindo centenas de alunos em três turnos (manhã, tarde e noite), que, certamente, farão vestibulares em universidades de Campos e região”, falou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 09:39:38 Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
- 09/05/2025 18:39:19 Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
- 09/05/2025 15:41:30 Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
- 09/05/2025 15:13:18 É amanhã: Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
- 09/05/2025 14:00:26 Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
1005 09h39Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
0905 15h41Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
0905 15h13É amanhã: Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado em 38 unidades de saúde
0905 14h00Procon Campos divulga pesquisa de preço de produtos para o Dia das Mães
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore