Notícia no detalhe
Campos é certificada pela ONU como Cidade Resiliente
Campos dos Goytacazes está integrado ao grupo de 395 municípios brasileiros classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como "Cidades Resilientes". A ação é uma iniciativa da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e do Ministério da Integração Nacional. A informação é do coordenador municipal de Defesa Civil Henrique Oliveira que, nesta terça-feira (04), entregou o certificado à Prefeita Rosinha Garotinho.
A prefeita destaca que o município tem investido em ações de prevenção e defesa civil, principalmente, trabalhando políticas públicas que reduziram de forma expressiva áreas de risco, levando mais qualidade de vida à população. "Pensamos sempre em pessoas e, através de programas como o Morar Feliz garantimos cidadania e segurança a mais de seis mil famílias, ou seja, cerca de 25 mil pessoas. Também já podemos comprovar redução do número de várias doenças, a partir do momento, que estas famílias passaram a morar em locais com saneamento básico", destaca a prefeita Rosinha.
O certificado foi enviado ao coordenador municipal de Defesa Civil Henrique Oliveira pelo promotor no Brasil da Campanha Construindo Cidades Resilientes Sidinei Furtado. “A campanha define Cidade Resiliente como sendo aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente os efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos”, informou Henrique.
- Quando a prefeita Rosinha assumiu encontrou uma cidade enfrentando diversos problemas decorrentes das enchentes de 2008/2009. Encaramos o desafio e, com muito trabalho e dedicação, mudamos essa realidade. Essa certificação da ONU é um reconhecimento do nosso trabalho que através de Programas como o Morar Feliz, Bairro Legal, além de várias obras estruturantes eliminaram na maioria das localidades os problemas decorrentes das chuvas que causavam enchentes e alagamentos - afirmou Oliveira, lembrando que a Prefeitura de Campos construiu mais de seis mil casas através do programa habitacional Morar Feliz, o maior desenvolvido por um município no país.
Segundo o coordenador, a construção de uma cidade resiliente envolve 10 providências essenciais a serem implementadas por prefeitos e gestores públicos. Cinco delas tem como origem as prioridades estabelecidas em 2005 pelo Marco de Ação de Hyogo (Japão), quando 168 países, entre eles o Brasil, se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres até 2015.
Henrique Oliveira informou que, entre as medidas, estão a criação de programas educativos e de capacitação em escolas e comunidades locais, o cumprimento de normas sobre construção e princípios para planejamento e uso do solo, os investimentos em implantação e manutenção de infraestrutura que evitem inundações e o estabelecimento de mecanismos de organização e coordenação de ações com base na participação de comunidades e sociedade civil organizada.
O assessor especial de Prevenção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, tenente Rubens Gomes, informou que, em março deste ano, foi realizada a Terceira Conferência Mundial da ONU para a Redução de Riscos de Desastres, em Sendai (Japão), onde foi adotada a Declaração de Sendai e o Marco para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030. Na última quinta-feira (23), agentes da Defesa Civil municipais participaram do I Workshop Estadual Sobre o Marco de Ação de Sendai.
Saiba mais sobre a campanha e veja a participação de Campos dos Goytacazes através do link http://www.unisdr.org/campaign/resilientcities/
Últimas Notícias adicionadas
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
- 06/09/2025 11:03:54 Divulgado fluxograma para cirurgias de vesícula, hérnia, catarata e revascularização
- 06/09/2025 07:17:36 Prefeito Wladimir prestigia abertura do 13º Festival de Petiscos de Farol
- 05/09/2025 16:42:41 IMTT determina reforço no transporte público para Farol durante Festival de Petiscos
Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
0609 11h03Divulgado fluxograma para cirurgias de vesícula, hérnia, catarata e revascularização
0609 07h17Prefeito Wladimir prestigia abertura do 13º Festival de Petiscos de Farol
0509 16h42IMTT determina reforço no transporte público para Farol durante Festival de Petiscos
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira