Notícia no detalhe
Exposição sobre a Catedral do Santíssimo Salvador no Museu
Por: Ruan Barros -
Foto: Divulgação - 05/08/2015 - 10:57:45
Durante a programação da 363ª Festa do Santíssimo Salvador, elaborada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, acontece a exposição temporária “Um Templo de Fé: de Capela Rústica à Catedral Diocesana do Santíssimo Salvador”, no Museu Histórico de Campos, localizado na Praça São Salvador.
A mostra é composta por documentos cedidos pelo Arquivo da Catedral Diocesana, além da trajetória histórica apresentada por meio de textos e imagens da antiga Igreja Matriz, reforma e de sua arquitetura atual, com fotos de João Pimentel, Ralph Braz e Patrícia Bueno, além do material de doação de santinhos, estátuas e materiais religiosos.
O acervo passou por restauração e higienização pela equipe técnica do Museu Histórico. A curadoria conta com a parceria do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Dentro da programação acontecerá a exibição do vídeo “Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador”. O material, mesclado por fotos antigas e atuais da Catedral, foi produzido pelo vice-presidente do Instituto Histórico, João Pimentel.
De acordo com a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, o espaço funcionará todos os dias, durante os festejos do Santíssimo Salvador, das 10h às 17h.
Simultaneamente, o público poderá conferir a exposição de artesanato Trilho das Artes. As artesãs da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, de Goitacazes, estão vendendo produtos de cama, mesa, banho, acessórios, além de macramê, vagonite, fibra de bananeira, biscuit, tricô, feltro e outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/03/2026 18:26:10 Semana Santa com Feira da Agricultura Familiar e do Pescado
- 20/03/2026 17:05:42 Mãe e bebê são salvas em parto de emergência no Hospital Ferreira Machado
- 20/03/2026 17:01:50 Seduct faz retirada de doações da Receita Federal e fortalece ações educacionais
- 20/03/2026 15:49:01 Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
- 20/03/2026 14:55:32 Hospital São José realiza missa em homenagem ao padroeiro
1
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















