Notícia no detalhe
Dislexia é tema de ciclo de palestras promovido pela Smece
O professor Rafael Silva Pereira comandou o segundo momento do Ciclo de Palestras “Avaliação Significativa – Aprender é a perspectiva”, que acontece nesta quarta-feira (12), no Teatro Municipal Trianon. Com vários trabalhos e pesquisas desenvolvidos com foco nas crianças com dificuldades de aprendizagem, o palestrante falou sobre “Dislexia ou Falta de Estímulo de Competências Iniciais para a Leitura e Escrita”.
Rafael coordena uma equipe multidisciplinar em Lisboa (Portugal) e, há cerca de dois meses, tem realizado palestras em várias cidades brasileiras. Pela segunda vez em Campos, ele abriu um questionamento quanto às dificuldades de aprendizagem, se elas estariam ligadas à dislexia ou à falta de estimulação das competências iniciais para a leitura e escrita. “Em Lisboa, de cada 10 crianças que recebemos com diagnóstico de dislexias, em apenas duas, os casos são confirmados”, revela.
Segundo Rafael, para uma avaliação diagnóstica dos alunos, é preciso considerar o fator emocional, que exerce papel importante no processo de aprendizagem. “A geração atual é diferente da geração do meu tempo. As crianças recebem diariamente uma série de motivações, que resultam em casos de déficit de atenção aliados à hiperatividade. Portanto, é preciso considerar para a aprendizagem o conjunto de estímulos: corpo, ambiente, psiquismo, cognição e emoção”, cita, ressaltando que dificuldade de aprendizagem é diferente de transtorno de aprendizagem.
O secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, está participando de todas as palestras, recepcionando os profissionais da rede municipal de ensino e parabenizando pelo empenho de cada um nas escolas. O tema foi voltado, principalmente, para os orientadores pedagógicos, professores de educação infantil, de 1º, 2º e 3º anos (regular) e EJA (1º segmento).
O Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria (Gotta) apresentou o esquete “Minhas Férias. Pula uma linha, parágrafo”, na abertura da palestra. O grupo é formado por alunos e ex-alunos da Escola Municipal Sebastiana Machado da Silva, no IPS, sob a coordenação da professora Ana Souza. Ela fez uma adaptação do texto “Minhas férias”, da autora Cristiane Gribel.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 19:09:27 Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
- 09/01/2025 18:37:31 Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
- 09/01/2025 17:53:19 Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
- 09/01/2025 17:40:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 09/01/2025 16:21:01 Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
0901 18h37Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
0901 17h53Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
0901 17h40Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
0901 16h21Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira