Notícia no detalhe
Parceria por reforço na rede de Atenção Básica de Saúde
A subsecretária de Saúde, Lúcia Maria Rebel, reuniu-se, nesta quinta-feira (26), com o Superintendente de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Renato Glória de Castro, para solicitar apoio do estado em projetos da rede de Atenção Básica municipal, por meio do Programa Territórios da Cidadania. O objetivo é minimizar o impacto da falta do Programa Saúde da Família (PSF) em Campos, suspenso desde 2008 por decisão judicial.
O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação do presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luis dos Santos; do Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury; e do Superintendente de Saúde Básica, Roberto Vogel.
O Programa Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Além de oferecer apoio para o desenvolvimento da Atenção Básica municipal, Renato garantiu que vai continuar intercedendo junto ao Ministério da Saúde pela reativação do PSF.
- Campos hoje não conta com o PSF, mas tem uma Atenção Básica estruturada e conta com excelentes programas como o de Assistência aos Assentamentos, Acampamentos e Quilombolas (Paaq). Isso já é um dispositivo para a reativação do PSF e, ao mesmo tempo, um indicador para que Campos possa receber o co-financiamento de Atenção Básica do governo do estado. O município já implantou o Paaq de forma intersetorial e isso é excelente – ressaltou Renato.
A subsecretária de Saúde disse que a integração de ações entre governo federal, estados e municípios é fundamental para a construção de uma nova rede de Atenção Básica. “Estamos buscando caminhos alternativos em Campos para tentar amenizar a falta do PSF e o sofrimento da população. Para isso, estamos implantando Unidades Básicas de Saúde com novo modelo de assistência, funcionando 12 horas”, disse.
Charbell apresentou à equipe estadual outros programas como o Programa Saúde na Escola (PSE). “Essas são iniciativas compensatórias para oferecer um atendimento mais digno à população sem confrontar com a decisão judicial”, explicou o superintendente.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 19:09:27 Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
- 09/01/2025 18:37:31 Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
- 09/01/2025 17:53:19 Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
- 09/01/2025 17:40:00 Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
- 09/01/2025 16:21:01 Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
0901 18h37Prefeito participa de eleição da presidência do Cidennf para o biênio 2025/26
0901 17h53Farol 2025: Lagamar recebe banda Xote Carioca nesta sexta-feira
0901 17h40Procon Campos divulga pesquisa de preços de material escolar
0901 16h21Escolas abastecidas com material escolar e de limpeza para início do ano letivo
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira