Notícia no detalhe
35 pássaros silvestres, gaiolas e alçapões apreendidos pelo Grupamento Ambiental
O Grupamento Ambiental (GAM), ligado à Guarda Civil Municipal, realizou duas apreensões neste domingo (23) em dois bairros: Custodópolis, em Guarus, e no Parque Santo Amaro. Foram 35 pássaros silvestres (14 papa-capins, 10 tizis, cinco sanhaços, três trinca-ferros e três canários da terra), além de 31 gaiolas e 10 alçapões. As ocorrências foram registradas na 134ª Delegacia Legal, no Centro.
O comandante do GAM, o biólogo, Sávio Tatagiba, lembra que, após ocorrência, os pássaros foram encaminhados ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde as aves são avaliadas e, assim que estiverem em condições, serão devolvidas ao habitat natural.
Nenhuma das espécies está ameaçada de extinção, mas a Lei de Crimes Ambientais considera crime contra a fauna a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Denúncias de animais silvestres em cativeiro podem feitas pelos telefones 153 e 2725-6483.
A apreensão mais recente aconteceu à tarde no Parque Santo Amaro. Foram apreendidas 19 gaiolas e aves, sendo cinco sanhaços, três trinca-ferros, três canários da terra, um tiziu e sete papa-capins, além de oito alçapões. De manhã, a apreensão ocorreu no bairro Custodópolis, em Guarus. Foram 9 tizis e sete papa-capins.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda