Notícia no detalhe
Produtores destacam a importância do crédito rural
Produtores rurais que participaram nesta quarta-feira (26) do fórum de debates no painel sobre Agricultura, dentro da programação da Feira NF Negócios, destacaram a importância do crédito rural proporcionado pela Prefeitura, através da parceria entre a Superintendência de Agricultura e o Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam).
Dentre os presentes, alguns produtores inseridos em programas de fomento da atividade rural, com casos de experiências positivas, como o pequeno produtor Mário Tadeu Branco Menezes, e o agricultor familiar, Jurandi Perculiano Alves. Eles assinaram contrato de equalização de juros de crédito rural, com juro equalizado a 2% ao ano, e microcrédito, com juro zero, para investir no aumento da produtividade e na qualidade de leite.
Os produtores falaram da importância do crédito rural, que somente no mês de julho teve aumento de 44% nos juros, de acordo com levantamento do Banco Central, mas, em Campos, tem taxa especial, graças à equalização do Fundecam, conforme destaca o presidente do Fundo, Otávio Amaral.
Ele explica que os contratos firmados no microcrédito para agricultores familiares pronafistas (com perfil do Pronaf) e pescadores, têm taxa de juro zero, e no caso dos pequenos e médios produtores rurais não pronafistas (fora do perfil de agricultor familiar), a taxa de juros é equalizada a 2% ao ano, ou seja, se o banco cobrar juros de 8%, 10% ou 14% ao ano, o Fundecam equaliza e o produtor pagará apenas 2% de juros ao ano, já que a Prefeitura, através do Fundecam, paga a diferença para o produtor rural.
- Tenho 43 vacas, entrei no Programa Mais Leite e tive resultados que desde criança trabalhando com gado nunca tinha visto. Gostei, porque as orientações que a gente recebe dos técnicos dão resultado mesmo.
Preciso de ajuda para fazer mais pasto com irrigação para garantir o pasto com qualidade. Fazer o empréstimo com os juros da Caixa e do Banco do Brasil não compensa pra mim, mas com este apoio do Fundecam, que paga a maior parte dos juros pra gente, aí compensa. O melhor que eu consegui foram juros de 5,5% ao ano pelo Banco do Brasil e com a equalização do Fundecam vou pagar só 2% ao ano, com quatro parcelas ao ano, durante cinco anos. Isso ajuda muito. Já subi para 700 litros por dia e agora, com esse dinheiro, vou atingir minha meta de 1000 litros/dia”, declarou o pequeno produtor, Mário Tadeu Branco Menezes, de Dores de Macabu.
O agricultor familiar, Jurandi Perculiano Alves, da localidade de Mata da Cruz também ressalta a importância do crédito rural. “Eu crio 30 cabeças de vacas leiteiras e com esse dinheiro vou melhorar o pasto. Em parte da propriedade vou plantar 2 hectares de cana, para formar canavial e garantir alimento para as vacas em tempo de seca, como vivemos agora em toda região. A cana resiste mais a seca do que o capim, e assim, quando o pasto secar, vou ter cana para dar às vacas de leite, e elas não vão parar de produzir”, declarou Jurandi.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira