Notícia no detalhe
5º Encontro para o ensino de xadrez pelo Projeto Fábrica de Matemática
O 5º encontro do Projeto “Fábrica de Matemática” reuniu professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino para a capacitação “O ensino de xadrez”, realizado nesta quarta-feira (16), no Instituto Federal Fluminense (IFF). A formação foi destinada aos professores de matemática e profissionais de ensino das 14 escolas municipais contempladas com os laboratórios de matemática, resultado de uma parceria entre o IFF e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
A oficina teve como palestrante o professor Cristiano da Silveira Colombo, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Cachoeiro de Itapemirim, que desenvolve o ensino de xadrez nas várias disciplinas da unidade. “O xadrez é apenas uma ferramenta para auxiliar as atividades matemáticas, mas o mais importante na sala de aula é o professor, que irá conduzir tais atividades”, ressalta o palestrante.
Além de ceder os kits com cerca de 500 itens para compor os laboratórios de matemática nas escolas que aderiram ao projeto, o IFF é responsável pela formação dos profissionais, para utilização desses materiais. “A meta é capacitar o professor, a fim de atrair os alunos para o xadrez, mesmo considerado um jogo complexo. Para isso, o Cristiano deu um passo a passo, sugerindo primeiramente apresentar o movimento das peças. Depois, dar sequencia ao jogo”, explica a diretora acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino do IFF, Ana Mary Barreto.
A professora Ana Lúcia Tavares, gerente de Projetos Especiais da Smece, que abriga a “Fábrica de Matemática”, tem participado de todas as capacitações. Além de incentivar os professores, ela admite que está aprendendo muito com as oficinas. “Temos que estimular os professores a serem multiplicadores do ensino de xadrez nas unidades escolares e contribuir para formação de novos professores”, declara.
A oficina também contou com a participação da coordenadora de Licenciatura em Matemática, Mônica Souto, do IFF. O projeto vai oferecer mais uma capacitação em outubro, com o tema “Discos de Frações e Tangram”, e encerramento com a Mostra Pedagógica, em 25 de novembro. Nessa ocasião, as escolas vão mostrar as atividades desenvolvidas com os alunos, uma forma de receber os kits de forma permanente.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa