Notícia no detalhe
5º Encontro para o ensino de xadrez pelo Projeto Fábrica de Matemática
O 5º encontro do Projeto “Fábrica de Matemática” reuniu professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino para a capacitação “O ensino de xadrez”, realizado nesta quarta-feira (16), no Instituto Federal Fluminense (IFF). A formação foi destinada aos professores de matemática e profissionais de ensino das 14 escolas municipais contempladas com os laboratórios de matemática, resultado de uma parceria entre o IFF e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
A oficina teve como palestrante o professor Cristiano da Silveira Colombo, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Cachoeiro de Itapemirim, que desenvolve o ensino de xadrez nas várias disciplinas da unidade. “O xadrez é apenas uma ferramenta para auxiliar as atividades matemáticas, mas o mais importante na sala de aula é o professor, que irá conduzir tais atividades”, ressalta o palestrante.
Além de ceder os kits com cerca de 500 itens para compor os laboratórios de matemática nas escolas que aderiram ao projeto, o IFF é responsável pela formação dos profissionais, para utilização desses materiais. “A meta é capacitar o professor, a fim de atrair os alunos para o xadrez, mesmo considerado um jogo complexo. Para isso, o Cristiano deu um passo a passo, sugerindo primeiramente apresentar o movimento das peças. Depois, dar sequencia ao jogo”, explica a diretora acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino do IFF, Ana Mary Barreto.
A professora Ana Lúcia Tavares, gerente de Projetos Especiais da Smece, que abriga a “Fábrica de Matemática”, tem participado de todas as capacitações. Além de incentivar os professores, ela admite que está aprendendo muito com as oficinas. “Temos que estimular os professores a serem multiplicadores do ensino de xadrez nas unidades escolares e contribuir para formação de novos professores”, declara.
A oficina também contou com a participação da coordenadora de Licenciatura em Matemática, Mônica Souto, do IFF. O projeto vai oferecer mais uma capacitação em outubro, com o tema “Discos de Frações e Tangram”, e encerramento com a Mostra Pedagógica, em 25 de novembro. Nessa ocasião, as escolas vão mostrar as atividades desenvolvidas com os alunos, uma forma de receber os kits de forma permanente.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
0909 18h41Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira