Notícia no detalhe
Organizadores do Festival Doces Palavras recebidos pela Prefeita Rosinha
“O Festival Doces Palavras de Campos certamente será um grande sucesso, porque será único no Brasil a promover a cultura por meio da literatura e de doces tradicionais, elaborados artesanalmente, como na época da vovó”. A declaração é do professor e presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Hélio Coelho, durante visita da comitiva formada pelos organizadores do 1º Festival Doces Palavras, evento que será realizado pela Prefeitura, no próximo dia 23, ao gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho. Os organizadores fizeram convite oficial à prefeita, para participar da abertura do evento, às 18h, no Espaço Antônia Leitão, na OAB/Campos.
Durante a reunião no gabinete, os organizadores falaram sobre a importância do apoio do poder público para a realização do evento e fizeram considerações sobre a filosofia do Festival. O presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Vitor Menezes, destacou que “a ideia de criar o festival de literatura com doces foi exatamente para difundir e valorizar a rica literatura dos autores campistas e, também, os tradicionais doces artesanais, que contam parte da história de Campos e são apreciados em todo Brasil”.
- Entendo que a principal característica deste Festival é que teremos 100% dos autores campistas, valorizando talentos da terra. Tenho impressão que, historicamente, nenhum outro evento teve tantos autores campistas e suas obras, num mesmo festival. Vale ressaltar que os doces não serão apenas adornos do ambiente, mas teremos mesas de debates sobre a cultura do doce tradicional. Será a junção desses dois elementos, que vão dar sabor ao Festival - opinou Vitor Menezes.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos
(Codemca), Wainer Teixeira, destaca que as oficinas que serão realizadas
com as doceiras vão difundir a tradição de se produzir doces que foram
aprendidos com os antepassados. “Teremos uma mesa para contar história
do tradicional Bar Doce Bar e, também, numa passarela aberta entre o
Palacete Vila Maria e a Praça do Liceu, instalada a Livraria ao Livro
Verde, com livros da biblioteca Nilo Peçanha de autores campistas”,
acrescenta.
Ao final do encontro a Prefeita Rosinha Garotinho demonstrou satisfação com a ampla e eclética programação e fez suas considerações: “Estou muito satisfeita com toda programação e creio que será um grande evento, pois desde à realização da 8ª Bienal do Livro, em maio do ano passado, quando surgiu a ideia deste Festival, mesclando literatura e doces, eu apostei na ideia e já aproveitamos para divulgar a realização, agora em 2015, conforme lembrou agora o professor Hélio Coelho. Por isso, estamos apoiando no que é possível, através de ampla parceria com a AIC, a ACL e demais entidades da sociedade civil para promover nossa rica cultura, com destaque para os autores da literatura campista e das doceiras, nessa interessante mesclagem de literatura, poesia e doces caseiros”, destacou Rosinha Garotinho.
Participaram da reunião, além do presidente da Codemca; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal; o gerente de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Alcir Alves; o superintendente de Comunicação Social, Sérgio Cunha; a presidente da Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (Coesa), Rosa Morisson; as doceiras Andrea Coutinho e Maria Ilsan Coutinho; Luane Gonçalves; Dayse e Nathália Souza Cruz, conhecidas internacionalmente por causa da qualidade dos doces caseiros que produzem.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa