Notícia no detalhe
Organizadores do Festival Doces Palavras recebidos pela Prefeita Rosinha
“O Festival Doces Palavras de Campos certamente será um grande sucesso, porque será único no Brasil a promover a cultura por meio da literatura e de doces tradicionais, elaborados artesanalmente, como na época da vovó”. A declaração é do professor e presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Hélio Coelho, durante visita da comitiva formada pelos organizadores do 1º Festival Doces Palavras, evento que será realizado pela Prefeitura, no próximo dia 23, ao gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho. Os organizadores fizeram convite oficial à prefeita, para participar da abertura do evento, às 18h, no Espaço Antônia Leitão, na OAB/Campos.
Durante a reunião no gabinete, os organizadores falaram sobre a importância do apoio do poder público para a realização do evento e fizeram considerações sobre a filosofia do Festival. O presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Vitor Menezes, destacou que “a ideia de criar o festival de literatura com doces foi exatamente para difundir e valorizar a rica literatura dos autores campistas e, também, os tradicionais doces artesanais, que contam parte da história de Campos e são apreciados em todo Brasil”.
- Entendo que a principal característica deste Festival é que teremos 100% dos autores campistas, valorizando talentos da terra. Tenho impressão que, historicamente, nenhum outro evento teve tantos autores campistas e suas obras, num mesmo festival. Vale ressaltar que os doces não serão apenas adornos do ambiente, mas teremos mesas de debates sobre a cultura do doce tradicional. Será a junção desses dois elementos, que vão dar sabor ao Festival - opinou Vitor Menezes.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos
(Codemca), Wainer Teixeira, destaca que as oficinas que serão realizadas
com as doceiras vão difundir a tradição de se produzir doces que foram
aprendidos com os antepassados. “Teremos uma mesa para contar história
do tradicional Bar Doce Bar e, também, numa passarela aberta entre o
Palacete Vila Maria e a Praça do Liceu, instalada a Livraria ao Livro
Verde, com livros da biblioteca Nilo Peçanha de autores campistas”,
acrescenta.
Ao final do encontro a Prefeita Rosinha Garotinho demonstrou satisfação com a ampla e eclética programação e fez suas considerações: “Estou muito satisfeita com toda programação e creio que será um grande evento, pois desde à realização da 8ª Bienal do Livro, em maio do ano passado, quando surgiu a ideia deste Festival, mesclando literatura e doces, eu apostei na ideia e já aproveitamos para divulgar a realização, agora em 2015, conforme lembrou agora o professor Hélio Coelho. Por isso, estamos apoiando no que é possível, através de ampla parceria com a AIC, a ACL e demais entidades da sociedade civil para promover nossa rica cultura, com destaque para os autores da literatura campista e das doceiras, nessa interessante mesclagem de literatura, poesia e doces caseiros”, destacou Rosinha Garotinho.
Participaram da reunião, além do presidente da Codemca; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal; o gerente de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Alcir Alves; o superintendente de Comunicação Social, Sérgio Cunha; a presidente da Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (Coesa), Rosa Morisson; as doceiras Andrea Coutinho e Maria Ilsan Coutinho; Luane Gonçalves; Dayse e Nathália Souza Cruz, conhecidas internacionalmente por causa da qualidade dos doces caseiros que produzem.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/01/2026 19:25:11 Evento de abertura de ano letivo abordará vínculos entre escolas e comunidades
- 31/01/2026 19:01:06 Carreta do Trabalhador realiza 390 atendimentos em Farol de São Tomé
- 31/01/2026 14:20:45 Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
- 31/01/2026 09:01:11 Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
- 31/01/2026 08:42:14 Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
Evento de abertura de ano letivo abordará vínculos entre escolas e comunidades
3101 19h01Carreta do Trabalhador realiza 390 atendimentos em Farol de São Tomé
3101 14h20Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
3101 09h01Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
3101 08h17Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
5293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada
6Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação






















