Notícia no detalhe
Música e gastronomia na certificação alunos do curso de Culinária Afro
Alunos do Curso de Culinária Afro-Brasileira, Indígena, Quilombola Nossas Cores, Sabores e Valores receberam nesta sexta-feira (18) os certificados de conclusão do curso. Logo após, houve a apresentação da Lira São José, banda de música da Baixada Campista. A entrega dos certificados aconteceu após os alunos do chefe de cozinha, Fabiano Seixas, e do chefe de padaria e confeitaria, João Amaro Aguiar, prepararem os pratos do dia, como a moqueca de banana da terra, carne de porco com inhame, galinhada com guandu, bobó de camarão, doce de mamão em lâminas, compota de goiaba, geléia de goiaba e bombocado.
Enquanto preparavam os pratos, os alunos tiveram a oportunidade de se deliciar ao som da Música Popular Brasileira (MPB), apresentado pelos jovens Leandro Lima Cordeiro e Lucas Cordeiro Crespo. O cantor e compositor Sergio Alvarenga alternou sua participação entre música e esculturas em barro. O clima foi de harmonia e descontração, recheado de cultura e história, que são os principais ingredientes do curso.
Segundo Norival Manhães de Souza, um dos participantes do curso, a participação no curso foi muito importante. “A gente consegue se integrar com outras pessoas de várias cidades e, ao mesmo tempo, aprende a fazer pratos diferentes, acompanhados da história de suas origens, além de aprender novas técnicas para utilizar no dia a dia".
Para Alda Maria de Jesus Silva, além de ensinar as origens dos pratos feitos, o curso também serve de experiência para que possa aumentar a sua capacitação na busca de trabalho na área de gastronomia. “Agora, posso oferecer meu trabalho de maneira mais ampla e técnica que pode agradar mais".
Na quinta-feira (17), foram confeccionados a moqueca de robalo indígena, o prato quilombola cantão e o pé de carukango, pé de moleque quilombola, homenagem do chef João Aguiar ao escritor Hélvio Cordeiro e o seu primeiro livro publicado, Carukango, Príncipe dos Escravos. “Muito bom ver um projeto pensado e construído com carinho tomar forma e acontecer! Um trabalho sério que vai muito além de cozinhar, mas ser agente de divulgação da cultura de um povo, seus costumes, sua alimentação, valores e tradições!”, define o chef Fabiano Seixas.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira