Notícia no detalhe
Saúde realiza ação de combate ao tabagismo
O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde está realizando, nesta segunda-feira (30), ação de orientação e prevenção na Praça São Salvador, no Centro. O objetivo é alertar a população quanto aos males do cigarro e ajudar os fumantes a abandonarem o vício. A ação integra a programação da prefeitura para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, celebrado em 29 de agosto.
As atividades tiveram início às 8h e prosseguem até às 17h, com distribuição de placas de sinalização para o comércio, panfletos informativos, palestras e cadastramento de novos pacientes no programa, como a dona de casa Maria das Dores Brito, fumante há 40 anos, que sonha abandonar o vício.
Ela vai receber tratamento gratuito durante um ano, com ajuda de medicamento à base de gomas e adesivos, atividade física, através de parceria com a Fundação Municipal de Esportes, terapia cognitiva e comportamental. “Há muitos anos, tento deixar o cigarro. Já tentei de tudo, mas não consigo fazer isso sozinha. Só a força de vontade não basta. Tenho problemas de coração e preciso muito de ajuda”, explicou.
Enquanto os adultos recebem orientação, animadores culturais da Secretaria de Educação entretêm a criançada com pintura no rosto e informações para os adolescentes. Profissionais do Programa de Prevenção à Hipertensão e diabetes (Hiperdia) e do Centro Dia oferecem aferição da pressão arterial e da glicose. A previsão é cadastrar, somente durante a ação de hoje, cerca de 300 pessoas para iniciarem o tratamento.
Outros 267 fumantes já recebem ajuda da secretaria, de acordo com a coordenadora do Programa, Carla Damasceno. “Na última sexta-feira (27), realizamos a formatura de 15 ex-fumantes. A partir do próximo ano, o Ministério da Saúde vai enviar pastilhas de nicotina para auxiliar o tratamento”, afirmou. Dona Arlete Paes, 63 anos, queria conhecer os males provocados pelo cigarro e descobriu que estava com a glicose alterada e que pode estar com diabetes. “Estava passando por aqui e decidi verificar minha glicose, que estava alta. O enfermeiro me orientou a procurar um posto de saúde. Ainda bem que eles estavam aqui. Jamais podia imaginar isso”, lamentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
- 10/05/2025 10:15:47 Guarda Civil Municipal promove manhã especial em homenagem ao Dia das Mães
- 10/05/2025 09:39:38 Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
- 09/05/2025 18:39:19 Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
- 09/05/2025 15:41:30 Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
1005 10h15Guarda Civil Municipal promove manhã especial em homenagem ao Dia das Mães
0905 18h39Homenagem pelo Dia das Mães movimenta o calçadão do Centro
1005 09h39Social + Perto: Especial pelo Dia da Abolição da Escravatura na próxima terça-feira
0905 15h41Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore