Mais um dia de participação dos alunos de escolas municipais no Festival Doces Palavras, que acontece até domingo (27), no Jardim do Liceu. Alunos premiados durante o Festival de Poesias, da Gerência de Ensino Fundamental 2, fizeram declamações nesta sexta-feira (25), na tenda da Casa de Cultura Villa Maria, assim como a performance da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.
Fizeram as declamações as alunas Myrella Oliveira e Karla Rocha, da Escola Municipal Professora Olga Linhares Corrêa, do Calabouço; Marcos Vinícius, representando a aluna Esther Rosa, da Escola Municipal Doutor Luiz Sobral, no Jardim Carioca; e Evellen Vianna e Elisete Gomes de Matos, da Escola Municipal Professora Vilmar Cava Barros, do Jóquei.
Em seguida, as alunas da Escola Municipal Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos, de Donana, apresentaram a coreografia, sob a coordenação da animadora cultural Salvadora Cruz. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) abriu espaço para várias escolas marcarem apresentação durante o evento na cidade.
Além da gerente do Ensino Fundamental 2, Jane Rangel, estiveram presentes nas apresentações as coordenadoras da gerência, Janaína Paes, de Matemática, e Celeste Cabral, de Língua Inglesa, além de professores e diretores.
Crianças da Escola Municipal Francisco de Assis estiveram na tarde desta quinta-feira (25) no Jardim do Liceu e participaram da programação do Festival Doces Palavras subindo ao coreto principal e declamando poesias alusivas à cidade. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e da diretoria da escola, que decidiram dar voz aos estudantes dentro do evento, que está pautado na palavra.
As irmãs Thuane e Dara Cardoso Cruz de Souza e Laura Monção e Wiliane Almeida subiram ao coreto e declamaram suas poesias vencedoras do Café Literário e de projetos do gênero da escola e ao final, disseram que estão gostando muito do evento. Moradoras da comunidade do Matadouro, elas pretendem voltar ao Liceu para aproveitar outras oportunidades da ampla programação.
A intenção corresponde ao anseio do idealizador do evento, Vitor Menezes que vem ressaltando a expectativa de que o Festival se caracterize por ser um espaço plural, onde haja interatividade da comunidade em todos os seus segmentos.
O Festival Doces Palavras prossegue até domingo (27). O evento é organizado pela Associação de Imprensa Campista (AIC) e pela Academia Campista de Letras (ACL). A realização é da Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, com o apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Câmara Municipal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Campos.
De manhã, alunos das Escolas Municipais Olavo Alves Saldanha Filho, Boa vista; Getúlio Vargas, em Boa Vista; Farol de São Tomé e Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo, apresentaram poesias finalistas do II Festival de Poesia da Ensino Fundamental II. Além disso, os alunos da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa cantaram a música Herdeiros do Futuro, de Toquinho, em ritmo de rap.