O fim de semana está repleto de atrações para quem prestigiar o Festival Doces Palavras. E a programação é para toda a família. Adultos, jovens e crianças terão a oportunidade de mergulhar na magia da literatura campista e se deliciar com doces produzidos a partir de tradicionais produtos da terra goitacá, como a goiabada.
Neste sábado (26), a programação começou às 10h. No Espaço Antônia Leitão, montado na sede da 12ª Subseção de Campos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), acontece a mesa com o tema “Editoras locais, editais da cultura e outras formas de fomento. O que Campos tem e o que pode ter?” com Kíssila da Conceição e Adriano Moura e moderação de Fátima Braga.
No mesmo horário, A Tenda Cabrunco, na Casa de Cultura Villa Maria, vai ter como atração a Oficina “Doces da Literatura”, com o Chef Fabiano Seixas. Em seguida, na tenda, Adriana Medeiros vai ministrar a Oficina de Criação Literária. Na Casa de Cultura Villa Maria também acontece das 10h às 15h, a Exposição “Autores Campistas”, na Sala de Leitura.
Enquanto os pais discutem literatura ou aprendem a fazer doces e textos, as crianças poderão se divertir na Arena Cabrunquinho, na Casa de Cultura Villa Maria, onde, a partir das 10h, Bec Flor leva a contação de história com o “Era uma vez...”. O grupo de dança Du`Elo da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva apresenta em instantes, um número para os pequenos espectadores. O grupo volta a se apresentar à tarde, a partir das 16h.
A Câmara Municipal de Campos tem sido um dos pontos de encontro do festival e traz, neste sábado (26), uma sessão especial do Parlamento Mirim com a palestra “Por uma cidade de leitores” com a escritora Suzana Vargas partir das 10h. Logo após, está programada a apresentação do “Manifesto de Amor à Literatura” no Foyer do Palácio Nilo Peçanha.
À tarde, a programação será retomada a partir das 13h, com a Oficina de Doces para adultos na Tenda Cabrunco. Simone Gonçalves vai ensinar a tradicional receita de Chuvisco, nas Oficinas de Doces em caldas. Na videoteca da Casa de Cultura Villa Maria, das 13h às 16h, acontece a Sessão “Curtas e documentários de autores campistas”. Do lado de fora, das 14h às 17h, a Associação de Mulheres Empreendedoras realiza a oficina de criação “Artesanato de bagaço de cana”.
Às 14h, no Espaço Antônia Leitão, mesa “Mercado do Doce – Tradição e oportunidades para pequenos e médios empreendedores”, com Nilza Franco e Ireci Damasceno. Às 16h, a mesa será formada por Vânia Bernardo e Sandra Viana, que vão falar sobre “Carbuncos, Lamparões e Outras campistices linguísticas”. Para encerrar a programação da tarde do espaço, às 18h, “José Cândido de Carvalho – vida e Obra” será o tema da mesa com Arlte Sendra e Avelino Ferreira.
As crianças voltam a ter vez no festival, a partir das 15h, com a Oficina de Biscoitos Decorados, com a Andreia Coutinho. Enquanto os pequenos põem a mão na massa, no mesmo horário, os jovens poderão prestigiar no Coreto Lamparão, na Praça do Liceu, o Projeto Viração Pocket Show. O coreto também será palco para apresentação, às 17h, da Banda Lira de , na Travessia Musical.
No Espaço do Escritor Antônio Roberto Cavalcanti – Kapi, montado na livraria da OAB-RJ, a partir das 16h, escritores campistas estarão apresentando suas obras. ”Ururau Pançudo” e “Indiozinho Cratscá”, das escritoras Sylvia Paes e Carmen Eugênia Gomes abrirão as apresentações. Às 18h, Sol Figueiredo estará com “Amo amar você- Volume III”. Às 19h, Vitor Menezes vai conversar com o público sobre seu livro “Eu transaria com mortos”. “Retalhos da Vida”, de Glória Maia fechará a programação do espaço, às 21h.
Às 16h, na Tenda Cabrunco, Jorge Rocha vai ministrar a Oficina de Criação Literária falando de Conto. Enquanto isso, serão abertas as exposições dos projetos “Resgate da Memória sonora de Campos”, na Fonoteca da Villa Maria, e “Caminhos de Barro – Uenf”, na Sala de Espelho da Casa de Cultura.
Fechando o penúltimo dia do Festival Doces Palavras, às 21h, no Coreto Lamparão, o show “O Blues me Segue” com Ângelo Nani & Eletric Blues Sound. No Bar Doce Bar, montado no Coreto menor da Praça do Liceu, às 22h, Marcelo Sampaio e convidados apresentam o espetáculo literomusical “Os 90 anos do Carnaval de Campos em melodias, versos e prosas, entre cabruncos, lamparões e garrutios”. Às 23h, é a vez do Clube do Vinil com DJ Jason.