Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental resgata jiboia de 1,60m em residência de Poço Gordo
Uma cobra jibóia, medindo cerca de 1.60m, foi resgatada na tarde deste sábado (26) pelo Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal, em uma residência na localidade de Poço Gordo, na Baixada Campista. O animal silvestre estava atrás da máquina de lavar e foi encontrada pela dona da casa, Renata Rosa de Abreu. Segundo o comandante do GAM, o biólogo Sávio Tatagiba, a jiboia já foi levada ao Núcleo de Estudo e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) para avaliação veterinária e posterior soltura, quando estiver apta para ser devolvida à natureza.
Segundo Tatagiba, ao encontrar o animal, a moradora Renata agiu da maneira correta. “Ao se deparar com o animal, ela ligou para a Guarda Municipal, através do número 153, e aguardou a chegada do Grupamento Ambiental à sua residência para realizar o resgate, de forma correta, sem causar nenhum prejuízo ao animal e nem à pessoa”, explica.
Ele lembra que, em caso de aparição de animais silvestres nas residências, a pessoa que encontrar deve evitar o manuseio ou captura do animal, pois pode machucá-la ou atacar a pessoa como forma de se defender. “Então o correto é ligar para o órgão competente e receber as orientações adequadas”.
- A jibóia está presente em todos os biomas brasileiros, principalmente, na mata atlântica e restinga da região de Campos. Nos canaviais, também, é muito comum – informa o biólogo, explicando o motivo do surgimento do animal nesta residência, localizada na área rural de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















