Notícia no detalhe
Saúde vai implantar Programa de Vigilância do Câncer
A Secretaria Municipal de Saúde dará início, no próximo mês, a um levantamento dos pacientes do município com algum tipo de câncer. Trata-se de um prontuário eletrônico, que visa mapear a doença na cidade, a fim de desenvolver políticas públicas mais específicas para o tratamento do paciente oncológico.
De acordo com o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria, Charbell Kury, o prontuário vai servir de subsídio para a criação do Programa de Vigilância do Câncer (PVC), previsto para ser implantado nos próximos meses. O levantamento será feito com base em dados de biópsias realizadas nos principais hospitais e em histopatologia, um tipo de exame realizado em fragmentos de tecido ou peças cirúrgicas retiradas do paciente vivo.
O programa vai atuar de forma conjugada a outros programas da secretaria, como o de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), com o objetivo de oferecer um atendimento multiprofissional. “O trabalho acontecerá em parceria com os hospitais da cidade e os laboratórios que realizam histopatologias. O PVC funcionará na Superintendência de Saúde Coletiva, na Secretaria de Saúde, e vai monitorar pacientes com qualquer tipo de câncer, em qualquer faixa etária e sexo”, explicou Charbell.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, os tipos de câncer mais frequentes em Campos são, na ordem, os de pele, pulmão, mama e colo, ocupando os dois últimos a mesma posição no ranking. “Estima-se que haja cerca de 5 mil pacientes com câncer em Campos, todos com alguma forma de tratamento. Queremos oferecer um tratamento mais apurado e, com isso, melhores condições de vida aos pacientes da nossa cidade”, disse o secretário.
O mastologista e coordenador da Oncologia do município, Israel Alecrim, afirmou que o programa vai contar diversos profissionais como enfermeira, mastologista, oncoginecologista, urologista, oncologista geral, proctologista e cirurgião torácico. “Não tínhamos informações dos casos de câncer em Campos e, com isso, não era possível alocar recursos do Ministério da Saúde para tratamento. Agora, se precisarmos de dados, teremos as informações em tempo real”, concluiu o médico.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















