Notícia no detalhe
Sky Light: apresentação de alunos de escola municipal neste sábado na Câmara
A apresentação dos alunos da rede municipal de ensino pelo projeto mundial “Sky Light – uma ópera da ciência Global” está marcada para este sábado (3), na Câmara Municipal de Campos, por volta do meio-dia. Os alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, do Farol, únicos a representar o país no projeto, vão se reunir em videoconferência com estudantes de 35 países participantes. Na contagem regressiva para a apresentação, os adolescentes já fizeram o ensaio geral na Câmara para o grande dia, em que estarão cantando ao vivo na Língua Inglesa.
Eles também produziram a letra de um poema científico, entregue durante o 8º Encontro de Astronomia e Astronáutica em Campos, entre os dias 9 e 11 de abril, que será cantado por um grupo de outro país no sábado. Já a ópera a ser apresentada pelos alunos de Campos foi composta por Jonathan Harris, da The Premier Academy, na Inglaterra, direcionada ao projeto Sky Light, desenvolvido em função de 2015 ser proclamado o Ano Internacional da Luz.
A TV Câmara Campos ficará responsável pela gravação e a transmissão do coral. São cerca de 30 adolescentes participantes, incluindo o mesmo grupo que vem se destacando nos projetos ligados à astronomia e à astronáutica, como a campanha de busca de asteroides, que colocou Campos em posição de destaque internacional em 2014.
No Brasil, o projeto é coordenado pelo presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza, com participação da sua equipe e dos alunos municipais, por meio de parceria com a Coordenação de Ciências Fundamental 2, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
Sky Light – Projeto internacional de educação baseado nas tecnologias da informação, que mobilizou os 35 países para a construção de uma ópera da Ciência sobre a Luz Cósmica. Apenas o Brasil e a Inglaterra vão apresentar a ópera em coro. A iniciativa é do coordenador e idealizador do projeto, o norueguês Oded Bem-Horin, Oded, da Stord Haugesund University College, da Noruega.
A realização do Sky Light consiste em dois métodos: Luz (que participa através do aplicativo Opus Lux (opus-lux.dk /) desenvolvido pelo Royal Danish Opera e a Opera Malmö) e Som (que participa através da performance de música em vários instrumentos).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa