Notícia no detalhe
Emut conscientiza motoristas sobre uso da cadeirinha
A Empresa Municipal de Transporte (Emut), através dos setores de Fiscalização e Educação no Trânsito, realizou na manhã desta terça-feira (31) um trabalho de conscientização, distribuindo kits com informações da Resolução 277/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor a partir de amanhã. A Resolução explica que menores de 10 anos só podem ser transportados nos bancos traseiros dos carros particulares usando o sistema de retenção equivalente à idade da criança: equipamentos conhecidos como bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação, todos devidamente afixados aos bancos.
As equipes ficaram concentradas na esquina da Avenida Alberto Torres com Rua Barão da Lagoa Dourada, no Centro. Um dos panfletos continha a seguinte mensagem: “Dê um abraço pela vida. Transporte o seu filho com segurança”. Nele todas as informações da Resolução.
O taxista Marcelo da Silva, 41 anos, destacou a importância do trabalho da Emut. “Se todos se adequarem, estaremos preservando vidas”, disse. A mulher de Marcelo, grávida de oito meses, já garantiu ter comprado um bebê conforto. Segundo o técnico em informática, Felipe Serafim, 24, todos têm que respeitar o trânsito, evitando mais acidentes. “Temos que viver em paz no trânsito, pois a cada dia que passa está mais caótico. E com criança não se brinca e a atenção tem que ser redobrada”, falou.
A coordenadora de Educação no Trânsito, Crenilda Barcelos, informou que foram distribuídos aos motoristas 600 kits e ressaltou que todos os anos, mais de duas mil crinças entre 1 a 14 anos de idade morrem no Brasil em acidentes de carro. Mais de 35 mil sofrem lesões que deixam sequelas para o resto da vida. “Só vamos mudar essa realidade de todos forem conscientes no trânsito”, comentou.
De acordo com o presidente da Emut, Paulo Mosso, o uso correto da cadeirinha reduz 70% a possibilidade de mortes de crianças em acidentes. “Por isso que a Resolução foi criada com a finalidade de dar mais segurança para as crianças, com equipamentos adequados, para que as mesmas sejam transportadas de forma correta”, disse o presidente, esclarecendo, ainda, que quem for pego transportando os filhos e netos de forma incorreta, estará contendo uma infração gravíssima, ganha sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), terá que pagar um multa de R$ 191.57, podendo ter o veículo retido.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















