Notícia no detalhe
UPH São José promove atendimentos e exames no Outubro Rosa
A Unidade Pré-Hospitalar São José, em Goitacazes, promoveu durante esta quarta-feira (14) uma série de atividades voltadas para saúde da mulher dentro do projeto Outubro Rosa. Além de palestras de conscientização foram feitos em parceria com instituições de ensino superior e o Sindicato dos Trabalhadores de Enfermagem de Campos (SINTEC-RJ) mais 100 exames e agendadas 86 mamografias.
Pela manhã a enfermeira, Jane Quitete, ministrou palestra sobre “Prevenção e Promoção da Saúde da Mulher”. “Depois da conversa com elas, todas as 26 mulheres presentes passaram pelo exame das mamas. O surpreendente é que todas, acima dos 40 anos, não haviam passado pelo exame antes e quase todas não sabiam promover o autoexame”, disse Jane que relatou ainda que das mulheres examinadas, seis apresentaram algum tipo de alteração e por isso, foram encaminhadas para avaliação médica e exames complementares.
A palestra da tarde foi com a coordenadora de enfermagem da UPH São José, Sandra Corsina, e focou em “Consequências da Violência Doméstica na Saúde da Mulher”. “Não é só a mulher que sofre em situações assim. Os filhos também são atingidos e muitos apresentam rendimento escolar ruim e refletem a violência que acompanham em casa. Até o marido agressor sofre”, comentou.
A enfermeira e coordenadora do curso de enfermagem do Instituto Federal Fluminense (IFF), Neiva Faber da Silva Pruculi, foi a responsável pela realização do exame preventivo. “Colhemos 37 preventivos e nosso público, na maioria, formado por mulheres que estão há anos sem fazer o exame”, destacou. Dentre essas mulheres está a dona de casa, Heloísa Helena Pereira, que não fazia o exame havia cinco anos. “Foi muito bom essa campanha acontecer aqui. Pertinho de casa e com isso, facilitou minha vida”, disse.
De acordo com o enfermeiro do Sintec-RJ, Cláudio Araújo, os números foram muito positivos. “Foram 37 coletas de preventivo, 24 exames clínicos das mamas, 61 aferições de pressão arterial e de glicemia capilar, além do agendamento de 86 mamografias”, descreveu.
A administradora da UPH São José, Leila Marins, destaca que na próxima quarta-feira (21) haverá verificação de pressão arterial, teste de glicemia, índice de massa corpórea (mensuração de peso, estatura), exame clínico das mamas e coleta de preventivo. “Nossa programação também seguirá no dia 23, porém com um diferencial. Pela manhã teremos palestra com a mastologistas, Maria Nagime e na parte da tarde ela atenderá as pacientes com mamografias alteradas ou encaminhadas após exames clínicos realizados nos dias de campanha na própria unidade”, pontuou.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















