Notícia no detalhe
Arquivo Público Municipal é referência na restauração de documentos
Administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho é referência na restauração de documentos históricos no interior do Estado e se destaca na preservação de acervos importantes para a construção histórica do município.
O espaço, que fica localizado na Estrada Sérgio Vianna Barroso, 3060, Tocos, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h.
As atividades foram consideradas modelo entre todos os projetos apresentados no I Simpósio Ibero-Americano sobre Patrimônio Educacional e Educação Patrimonial, realizado em maio do ano passado, na cidade do México. O espaço segue as normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de ser representado por seu gerente, Carlos Freitas, na Comissão Memória do Mundo - Brasil - da Unesco.
O espaço funciona normalmente para serviço interno. As visitas e pesquisas devem ser previamente agendadas pelo telefone 98806-7129.
Segundo o diretor de projetos da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Carlos Freitas, a partir de solicitação da Câmara Municipal, o Arquivo disponibilizou uma sala para abrigar a coleção de Jornais "Monitor Campista".
“O local já está preparado, com rede elétrica revisada, instalação de ar refrigerado e pintura, aguardando a aquisição dos Arquivos deslizantes para otimização do espaço, arquivos estes a serem adquiridos pela Câmara Municipal, conforme entendimentos havidos. Esse tipo de Arquivo é o que melhor supre essa necessidade pelo tipo e volume específico do acervo”, explica Carlos Freitas.
A partir do acordo firmado entre a prefeita Rosinha Garotinho, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro com o presidente da Câmara Municipal, Edson Batista, ficou acordo que o material passará por tratamento técnico.
O tratamento compõem-se de várias fases como: higienização mecânica de todos os volumes, identificação e ordenamento cronológico, identificação em planilha baseada nas normas preconizadas pelo Conselho Internacional de Arquivos. “Durante esse processo, serão identificados os principais danos no acervo para posterior procedimentos de conservação preventiva/restauração. Após o tratamento técnico o acervo será acondicionado em local específico e só aí disponibilizado para pesquisa. Todo o acervo passa por vistorias periódicas nos depósitos”.
Em parceria com o Instituto Federal Fluminense, acontece a execução do projeto “Memórias da escravidão em Campos dos Goytacazes: Digitalização dos documentos de escravos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho (séc. XVIII e XIX)”. O projeto, elaborado por Sérgio Rangel Risso e pela professora Rafaela Machado, tem como proposta a digitalização do acervo de documentos do Arquivo Público Municipal referente ao período da escravidão.
Segundo a historiadora, Larissa Manhães, a documentação digitalizada será disponibilizada na internet. “A intenção é democratizar o acesso à documentação através da rede mundial de computadores, o que vai facilitar o trabalho dos pesquisadores”.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















