Notícia no detalhe
Arquivo Público Municipal é referência na restauração de documentos
Administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho é referência na restauração de documentos históricos no interior do Estado e se destaca na preservação de acervos importantes para a construção histórica do município.
O espaço, que fica localizado na Estrada Sérgio Vianna Barroso, 3060, Tocos, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h.
As atividades foram consideradas modelo entre todos os projetos apresentados no I Simpósio Ibero-Americano sobre Patrimônio Educacional e Educação Patrimonial, realizado em maio do ano passado, na cidade do México. O espaço segue as normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de ser representado por seu gerente, Carlos Freitas, na Comissão Memória do Mundo - Brasil - da Unesco.
O espaço funciona normalmente para serviço interno. As visitas e pesquisas devem ser previamente agendadas pelo telefone 98806-7129.
Segundo o diretor de projetos da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Carlos Freitas, a partir de solicitação da Câmara Municipal, o Arquivo disponibilizou uma sala para abrigar a coleção de Jornais "Monitor Campista".
“O local já está preparado, com rede elétrica revisada, instalação de ar refrigerado e pintura, aguardando a aquisição dos Arquivos deslizantes para otimização do espaço, arquivos estes a serem adquiridos pela Câmara Municipal, conforme entendimentos havidos. Esse tipo de Arquivo é o que melhor supre essa necessidade pelo tipo e volume específico do acervo”, explica Carlos Freitas.
A partir do acordo firmado entre a prefeita Rosinha Garotinho, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro com o presidente da Câmara Municipal, Edson Batista, ficou acordo que o material passará por tratamento técnico.
O tratamento compõem-se de várias fases como: higienização mecânica de todos os volumes, identificação e ordenamento cronológico, identificação em planilha baseada nas normas preconizadas pelo Conselho Internacional de Arquivos. “Durante esse processo, serão identificados os principais danos no acervo para posterior procedimentos de conservação preventiva/restauração. Após o tratamento técnico o acervo será acondicionado em local específico e só aí disponibilizado para pesquisa. Todo o acervo passa por vistorias periódicas nos depósitos”.
Em parceria com o Instituto Federal Fluminense, acontece a execução do projeto “Memórias da escravidão em Campos dos Goytacazes: Digitalização dos documentos de escravos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho (séc. XVIII e XIX)”. O projeto, elaborado por Sérgio Rangel Risso e pela professora Rafaela Machado, tem como proposta a digitalização do acervo de documentos do Arquivo Público Municipal referente ao período da escravidão.
Segundo a historiadora, Larissa Manhães, a documentação digitalizada será disponibilizada na internet. “A intenção é democratizar o acesso à documentação através da rede mundial de computadores, o que vai facilitar o trabalho dos pesquisadores”.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira