Notícia no detalhe
Procon alerta para o superendividamento das famílias
A Superintendência do Procon/Campos recebe, diariamente, em sua sede e também nos canais de relacionamento uma grande demanda de reclamações de consumidores que não estão conseguindo honrar seus compromissos nas datas convencionadas. O órgão de Defesa do Consumidor alerta que este não é apenas um problema dos campistas, mas sim, que aflige todos os cidadãos brasileiros, de todas as classes sociais. No dia 28, Dia do Servidor Público Municipal, às 10h, dentro da programação do Mês do Servidor, a Secretaria de Gestão de Pessoas e Contratos em parceria com o Procon, uma palestra será realizada sobre o tema no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da prefeitura.
De acordo com a superintendente do Procon/Campos, Rosangela Tavares, o órgão não se atém apenas a um atendimento, mas ao tratamento do problema financeiro que o consumidor está passando, que compreende análise da situação econômica, palestras de orientação financeira, cartilhas de receita/despesas, renegociação de dívidas e, se necessário, audiência de conciliação de dívidas com os credores.
Ela ressalta, ainda, que a oferta maciça de crédito pode ser boa, mas deve ser observada com cuidado pelos consumidores. “Nada mais justo do que uma relação de consumo sadia, onde ambas as partes sabem dos riscos e vantagens que ela pode acarretar. O crédito possibilita a aquisição de alguns ítens que não podem ser comprados à vista e isto é bom para os consumidores e, no lado empresarial, aumenta a oferta de empregos e a geração de renda”, destaca Rosangela Tavares.
Entre as causas do superendividamento, estão o crédito fácil; abuso de crédito; a propaganda enganosa e abusiva; falta de informação; realização de empréstimos a juros altos para saldar outras dívidas; bem como os imprevistos da vida, como desemprego, diminuição de renda, morte ou doença na família, divórcio, separação, acidentes, redução de carga horária ou de salário, nascimento de filhos, volta de filhos para a casa dos pais, entre outros.
- Esses são problemas comuns a todos os cidadãos e devem ser enfrentados com determinação. É um mal que atinge jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, enfim, todo cidadão que, por qualquer motivo, tem a maior parte de sua renda comprometida por dívidas vencidas ou a vencer com bancos, cartões de crédito, financeiras e empresas de varejo. Nosso objetivo é o de evitar que essas dívidas se tornem impagáveis -, finaliza Rosangela Tavares.
Os técnicos do Procon/Campos recomendam comprometer apenas 30% da renda familiar com dívidas de financiamentos e compras parceladas, que incluem prestação de imóveis, automóveis, crediários, etc. Já que a maior parte dos rendimentos dos assalariados é usada para os custeios das despesas rotineiras de subsistência e, se houver sobra, é aconselhável a abertura de uma conta poupança para aquisição de bens ou para questões emergenciais.
Leia mais aqui:
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira