Notícia no detalhe
Cooperativas contribuem para geração de renda de ex-catadores
Continuam em pleno funcionamento as Cooperativas Reciclar, no Parque Novo Eldorado, e Cata Sol, no Parque Aldeia, ambas em Guarus. Nelas atuam cerca de 60 ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin.
Através de Termos de Cooperação Técnica, assinados com a Prefeitura de Campos, a Reciclar está recebendo, mensalmente, 90 toneladas de lixo seco da coleta seletiva do município. Já a Cata Sol, 50 toneladas.
Todos os resíduos estão sendo separados, enfardados e vendidos para empresas que trabalham com reciclagem.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel, a coleta seletiva tem contribuído na renda de ex-catadores. “Na Reciclar, por exemplo, os trabalhadores já estão obtendo uma renda de um salário mínimo. Assim também poderá ganhar aqueles que trabalham na Cata Sol. E os valores podem sempre aumentar de acordo com a produção. E esses trabalhadores não precisam esperar os materiais da coleta seletiva, podendo reciclar por conta própria”, revelou.
As duas Unidades de Triagem de Material Reciclável possuem banheiros, refeitório, escritório e amplos espaços, onde estão localizados todo o maquinário adequado para separação do lixo, como prensa e grandes contêineres. Antes de começarem a trabalhar, os ex-catadores passaram por capacitação e treinamento, além de terem recebido todo material de trabalho adequado.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira