Notícia no detalhe
Parceria com o Futura e Unicef nesta segunda na FMIJ para Crescer sem Violência
Por: Jualmir Delfino -
Foto: Superintendência de Comunicação - 17/10/2015 - 10:17:37
Será lançado nesta segunda-feira (19) em Campos a segunda fase do Programa Crescer sem violência em Campos. O evento terá início às 14, na sede da Fundação Municipal da Infância e Juventude. O Programa é desenvolvido pelas equipes do CREAS (Conselho de Referência Especializado em Assistência Social) e do CMPDCA (Conselho Municipal de Promoção do Direito da Criança e do Adolescente), através da iniciativa do Futura, em parceria com a Fundação Vale, o Unicef e a Childhood Brasil, e tem por objetivo fortalecer a defesa dos direitos da criança e do adolescente.
O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Rodrigo Carvalho, explica que na primeira fase do programa, foram desenvolvidos materiais focados na exploração sexual infanto-juvenil. Agora, nesta segunda fase, é lançado o projeto focada na compreensão das violências sexuais e na diferenciação do abuso e exploração.
O material doado para utilização no ensino será apresentado pelo mobilizador Carlos Humberto, da equipe do Futura. Ele vai desenvolver oficina de formação para entidades assistenciais do município. Essa iniciativa é fruto do dialogo inicial com o Centro Juvenil São Pedro, na Comunidade da Margem da Linha do Rio e da parceria com a Fundação Municipal para Infância e Juventude, contando com o apoio e a participação do CREAS e do CMPDCA.
Durante a infância é formada e desenvolvida grande parte da estrutura física, emocional, afetiva, cognitiva e social dos indivíduos. Os esforços da família, comunidade, instituições e do estado em assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes são fundamentais para garantir a dignidade da vida e uma sociedade mais justa. Voltado aos temas relacionados ao universo do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a nova etapa do Crescer sem violência reúne todos os episódios da série televisiva “Que Abuso é Esse?”. São utilizados textos teóricos, sugestões de atividades pedagógicas para educadores, um amplo conteúdo sobre notificações de casos, além de uma série de cinco matérias jornalísticas sobre o assunto.
A gerente do núcleo de do núcleo de Mobilização e Articulação Comunitária do canal Futura, Ana Paula Brandão, recorda que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 25 anos em 2015 e chama atenção para a importância de disseminar informações que contribuam para a defesa dos jovens.
A série “Que abuso é esse?” consta de oito episódios, a série exibida pelo Futura usa a linguagem lúdica para tratar de assuntos como o que é abuso sexual; as diferenças entre o carinho afetuoso e o abuso; as formas de reconhecimento dos indícios do crime; o envolvimento da rede de proteção (familiares, educadores, agentes de saúde, vizinhos); a situação do abusador; os caminhos da notificação da denúncia, do atendimento e seus desdobramentos.
Últimas Notícias adicionadas
1
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira