Notícia no detalhe
Prefeitura propõe parceria ao Inea para frear salinização
Representantes das entidades do setor rural e produtores rurais da Baixada Campista que participaram da reunião pública sobre salinização dos canais, na semana passada, estiveram nesta segunda-feira (19) com o superintendente de Agricultura, Eduardo Crespo, na comporta do Canal de Quitingute, para avaliar os danos existentes na comporta, que não permite a completa vedação e está permitindo a passagem da água do mar para dentro do canal, fato que provoca a salinização, tanto da água do leito do Quitingute como do lençol freático.
O superintendente de Agricultura, Eduardo Crespo, definiu com os presentes que a melhor solução, até que o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) providencie o devido reparo da comporta, é fazer a barragem da água do mar com caminhões de barro junto da comporta, como medida emergencial, tendo em vista que a entrada da água do mar canal adentro está prejudicando as atividades agrícolas de pecuária.
- Estamos aguardando a autorização do Inea para que possamos fazer essa intervenção. Enquanto aguardamos essa autorização, estamos em busca de uma área que possamos retirar o material para ser colocado nas comportas e formar ali uma barragem. A situação é bastante preocupante, porque já tem muitos produtores ribeirinhos ao Quitingute que não tem como mais dar água ao gado, e outros estão perdendo suas plantações porque a salinização prejudicas as plantações - lamentou Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/03/2026 20:27:50 Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
- 04/03/2026 18:20:27 VISA/Campos realiza palestra educativa em preparação para o Prefeitura em Ação
- 04/03/2026 18:06:18 Moradores de Santo Eduardo e da região norte são atendidos pelo “Social + Perto”
- 04/03/2026 17:37:10 PSE abre ciclo de atividades na escola que recebe o Prefeitura em Ação no sábado
- 04/03/2026 16:23:19 Desenvolvimento Econômico presente no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
0403 18h20VISA/Campos realiza palestra educativa em preparação para o Prefeitura em Ação
0403 18h06Moradores de Santo Eduardo e da região norte são atendidos pelo “Social + Perto”
0403 17h37PSE abre ciclo de atividades na escola que recebe o Prefeitura em Ação no sábado
0403 16h23Desenvolvimento Econômico presente no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados





















