Notícia no detalhe
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aberta em Campos
Centenas de alunos de escolas municipais, estaduais, particulares e de universidades públicas e privadas estão participando da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aberta nesta quarta-feira (21), no Jardim São Benedito, em Campos. O evento de popularização da ciência e tecnologia reúne 51 instituições, sendo 35 escolas – 26 da rede municipal de ensino – e é aberto ao público em geral. A programação vai até esta quinta-feira (22), em que as unidades fazem a demonstração dos vários experimentos.
A mobilização acontece dentro do calendário da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Luz, Ciência e Vida”, em função da comemoração do ano internacional da luz, que foi aberta na segunda-feira (19). A aluna da Escola Municipal Sagrada Família, no IPS, Thalita Dhenyffer dos Santos Santana, 11 anos, matriculada no 4º ano do Ensino Fundamental, gostou de visitar os estandes.
- Gosto dessa área científica. Estou observando que não é difícil como as pessoas, às vezes, pensam - declara, após visitar o caminhão equipado para observação microscópica das células.
Uma das coordenadoras de Ciências do Ensino Fundamental 2, Carla Sales, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), organizadora do evento, afirma que a SNCT é o maior evento de popularização da ciência no país.
- É importante ressaltar que o objetivo principal é a popularização e a difusão da Ciência e da Tecnologia, proporcionando uma oportunidade singular para se discutir variados temas da ciência e, em particular, conhecer um pouco mais sobre aspectos científicos, educacionais e sociais envolvidos nos diversos campos do saber – define Carla.
A cidade de Campos vem se destacando na modalidade Ações Integradas, servindo de exemplo para outras cidades participantes, o que coloca nosso município sempre em evidência, segundo Carla. Durante o evento, estão sendo realizadas a 12ª Mostra Científico/Tecnológica; e a 3ª Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação (Femucti). Na feira, serão selecionados os melhores trabalhos para serem apresentados na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti) e na 11ª Mostra de Arte.
Também estão participando, universidades, cursos técnicos, Instituto Embelleze (maquiagem, automaquiagem, designer de sobrancelha e penteado); Isepam: letramento e alfabetização através da cultura popular – paródias, fantoches, jogos lúdicos, livros dinâmicos; oficinas de xadrez pelo Sesc Campos, com o circuito esportivo e recreativo, e diversas apresentações artístico/culturais - exposições e oficinas diversas.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/11/2025 08:28:37 Primeira Caminhada Ecológica da Codemca Tour será domingo nas Cachoeiras do Imbé
- 18/11/2025 08:25:30 Social+Perto pelo Mês da Consciência Negra nesta quarta em Conceição do Imbé
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
Social+Perto pelo Mês da Consciência Negra nesta quarta em Conceição do Imbé
1811 08h28Primeira Caminhada Ecológica da Codemca Tour será domingo nas Cachoeiras do Imbé
1711 21h50Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















