Notícia no detalhe
Prefeitura adota medidas para minimizar efeitos da seca para pescadores
A Prefeitura de Campos, por meio da Superintendência de Pesca e da Superintendência de Agricultura, vem adotando medidas para minimizar os efeitos da prolongada estiagem que provoca seca em toda a região e afeta os pescadores e agricultores. Na tentativa de aduzir água do Rio Paraíba do Sul para a Lagoa de Campelo, que secou, a Prefeitura providenciou a dragagem do Canal do Vigário.
Contudo, devido à baixa do Rio Paraíba do Sul, o volume de água está abaixo da linha da comporta e não é possível fazer a adução de água do rio para a lagoa pelo canal, conforme explica o superintendente de Pesca, Rodolfo Ribeiro.
Para encontrar alternativas, a Prefeitura tem feito reuniões com técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tendo em vista que a solução seria a instalação de bombas junto da entrada da comporta no Rio Paraíba do Sul e a construção de uma barragem no canal, na altura do Parque Prazeres, mas o órgão do governo do Estado alega não ter recursos nem máquinas para fazer as intervenções necessárias.
- Estamos passando por uma das crises hídricas mais severas em todos os tempos e a solução para esta situação é recebermos chuvas intensas. O quadro é tão crítico que para vermos recuperados os recursos hídricos (rios, lagoas e canais) precisaria uma enchente, e embora pareça um absurdo, mas é a realidade, porque o solo está muito ressicado, a vegetação em toda região está com déficit de hidratação e o lençol freático foi afetado. Com isso, o solo não tem mais a umidade necessária para a produção agrícola, bem como para manter as pastagens importantes para a pecuária de leite - destacou o superintendente Rodolfo Ribeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/03/2026 20:27:50 Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
- 04/03/2026 18:20:27 VISA/Campos realiza palestra educativa em preparação para o Prefeitura em Ação
- 04/03/2026 18:06:18 Moradores de Santo Eduardo e da região norte são atendidos pelo “Social + Perto”
- 04/03/2026 17:37:10 PSE abre ciclo de atividades na escola que recebe o Prefeitura em Ação no sábado
- 04/03/2026 16:23:19 Desenvolvimento Econômico presente no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
0403 18h20VISA/Campos realiza palestra educativa em preparação para o Prefeitura em Ação
0403 18h06Moradores de Santo Eduardo e da região norte são atendidos pelo “Social + Perto”
0403 17h37PSE abre ciclo de atividades na escola que recebe o Prefeitura em Ação no sábado
0403 16h23Desenvolvimento Econômico presente no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados





















