Notícia no detalhe
Prefeitura adota medidas para minimizar efeitos da seca para pescadores
A Prefeitura de Campos, por meio da Superintendência de Pesca e da Superintendência de Agricultura, vem adotando medidas para minimizar os efeitos da prolongada estiagem que provoca seca em toda a região e afeta os pescadores e agricultores. Na tentativa de aduzir água do Rio Paraíba do Sul para a Lagoa de Campelo, que secou, a Prefeitura providenciou a dragagem do Canal do Vigário.
Contudo, devido à baixa do Rio Paraíba do Sul, o volume de água está abaixo da linha da comporta e não é possível fazer a adução de água do rio para a lagoa pelo canal, conforme explica o superintendente de Pesca, Rodolfo Ribeiro.
Para encontrar alternativas, a Prefeitura tem feito reuniões com técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tendo em vista que a solução seria a instalação de bombas junto da entrada da comporta no Rio Paraíba do Sul e a construção de uma barragem no canal, na altura do Parque Prazeres, mas o órgão do governo do Estado alega não ter recursos nem máquinas para fazer as intervenções necessárias.
- Estamos passando por uma das crises hídricas mais severas em todos os tempos e a solução para esta situação é recebermos chuvas intensas. O quadro é tão crítico que para vermos recuperados os recursos hídricos (rios, lagoas e canais) precisaria uma enchente, e embora pareça um absurdo, mas é a realidade, porque o solo está muito ressicado, a vegetação em toda região está com déficit de hidratação e o lençol freático foi afetado. Com isso, o solo não tem mais a umidade necessária para a produção agrícola, bem como para manter as pastagens importantes para a pecuária de leite - destacou o superintendente Rodolfo Ribeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira