Notícia no detalhe
Cemitério do Caju recebe grande número de visitantes desde sábado
No Dia de Finados, nesta segunda-feira (02), o movimento foi intenso nos 23 cemitérios públicos do município. No Caju, o maior do interior do estado do Rio, cerca de 60 mil pessoas foram visitar sepulturas de parentes e amigos, já falecidos. Para receber e auxiliar os visitantes, neste período de maior movimentação, a prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), que inclui instalação de uma equipe de ouvidoria, recadastramento e entrega de titularidade de perpetuação.
Para o aposentado José Geraldo Manhães, 61 anos, o atendimento da Codemca no cemitério facilitou muito. “ Estou consultando como está o meu processo de regularização. Achei ótimo ter uma equipe aqui no cemitério”, disse o aposentado.
A população pode contar também com outros serviços dentro do cemitério do Caju. A Secretaria de Saúde disponibilizou uma ambulância, a Guarda Civil Municipal interditou uma das pistas em frente ao cemitério e permaneceu orientando o trânsito para garantir maior tranquilidade e segurança aos visitantes. Banheiros químicos foram instalados no interior do cemitério e sete pontos de apoio foram colocados em locais estratégicos para orientação dos visitantes.
O presidente da Codemca, Wainer Teixeira, destaca que, ao longo do ano, trabalhos estão sendo realizados com o objetivo de melhor atender a população. “Há dois anos, a Codemca vem desenvolvendo uma atividade intensa de organização através da atualização do banco de dados (recadastramento) e de identificação das quadras e ruas do cemitério”.
- A Companhia tem mantido contato direto com as famílias detentoras dos títulos. Não pensamos no cemitério, apenas no Dia dos Finados e, sim, o ano todo. Colocamos várias pessoas ao longo do cemitério para ajudar a população -, esclareceu o presidente Wainer Teixeira.
Além das placas de identificação, a Codemca também realizou um trabalho de paisagismo na entrada do cemitério do Caju. Para os ambulantes o feriado foi de aumentar os lucros. Paola Manhães acredita que, este ano, “o faturamento deve ser maior do que no ano passado”. Outra comerciante, também bastante otimista, Graciele Evangelista, há 6 anos como ambulante, diz que durante os três dias o movimento foi bom e que o cadastramento realizado pela Superintendência de Postura foi rápido e prático. “Estamos vendendo bem. As flores que mais têm procura são as rosas e as palmas”.
A tradicional missa foi celebrada no Cemitério do Caju pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Ferrería Paz. Para ele, a data de hoje deve ser vista com saudade e, não, desespero. “Um momento de pensarmos no dia em que partiremos. Devemos cuidar dos nossos corações no sentido de amar e rezar pelo próximo”, disse o Bispo, acrescenta ainda que neste dia a igreja reza por todos os falecidos.
Mais 22 cemitérios - Campos possui, além do cemitério do Caju, mais 22 cemitérios espalhados pela região. De acordo com o diretor dos cemitérios públicos, Júlio César Ribeiro, mais de dois mil documentos já foram entregues após o recadastramento. “Temos dado atenção permanente a todos os cemitérios. Além do recadastramento, a Codemca também está realizando melhorias em todos”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa