Notícia no detalhe
“Pretas por ter” estreia hoje no Teatro de Bolso
Estreia, nesta sexta-feira (3), às 21h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, o espetáculo “Pretas por ter”, da Cia Baiana de Risos. A temporada prossegue neste sábado (4), às 21h, e no domingo (5) às 20h. No palco, os atores Marcos Magno, Anderson Saraiva e Danilo Lima, darão vida ao texto de Alberto Damit, com direção de Marco Antonio Lucas. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
A peça que já foi vista por mais de 400 mil pessoas desde sua estréia, em 2001, discutisse aspectos da cultura afro-brasileira. Um espetáculo em que duas negras professoras disputam o poder em uma sala de aula. O texto de Alberto Damit, recheado de referências aos costumes e tipos baianos, foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro e na narrativa faz uso da comédia como veículo de reflexão.
A história se desenrola no dia em que uma professora adoece e precisa ser substituída. Altair é designada para substituí-la e Marlene, inconformada, decide atrapalhar os planos da outra utilizando toda sorte de artimanhas e interferindo o tempo todo na aula. O cantor baiano Xanddy, faz participações especiais através de gravações em áudio, como diretor da escola.
A construção das personagens é outro ponto alto da encenação. Em quase todas as sessões, as pessoas reconhecem na Altair, alguma professora que já conheceu, com as mesmas características: conservadora, ortodoxa e cheia de manias pedagógicas ultrapassadas. Já Marlene que é orientadora disciplinar popular, é totalmente consciente de sua condição racial, figura popular da sua cidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/10/2025 16:58:36 Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
- 31/10/2025 12:21:28 Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
- 31/10/2025 12:05:31 Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
- 31/10/2025 11:54:32 Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
- 31/10/2025 10:50:40 Reinauguração do Palácio da Cultura marca novo ciclo para a arte em Campos
Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
3110 12h21Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
3110 12h05Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
3110 11h54Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
3110 10h08Limpeza Pública com equipes atuando no entorno de cemitérios para Dia de Finados
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















