Terminou no final da tarde deste sábado (14) a segunda edição do Fórum de Tendências e Tecnologias em Arquitetura, Urbanismo e Engenharias. O evento reuniu engenheiros, arquitetos e gestores de Campos e cidades da região, no Sest/Senat.
O Fórum foi realizado pela Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea) e pela Oficina de Qualificação Profissional (OfQualic), com apoio da Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; da Câmara de Vereadores, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), da Prumo Logística Global, operadora do Porto do Açu, e diversas entidades da sociedade civil.
Diversos temas foram debatidos durante o Fórum por arquitetos, engenheiros e urbanistas renomados, como Fernando McDowell, José Cândido Sampaio de Lacerda Jr, Daniel Gusmão, Carlos Alberto Boeschestein, Francisco Petruccelli, Cláudio Valadares, entre outros. O nível das palestras impressionou o público, formado por profissionais da área e acadêmicos de arquitetura e engenharia e dirigentes de empresas da cadeia da construção civil.
O Seminário foi divido em dois grandes eixos, Mobilidade Urbana e Novas Tendências e Tecnologias, com nove temas no primeiro eixo de palestras, debates e wokshop e networking; e sete temas no segundo eixo, com palestras e networking.
Na abertura do evento, na noite de quinta-feira (12), o engenheiro Fernando McDowell falou sobre “Princípios da Mobilidade Urbana e Diretrizes da Política de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que é a lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Na mesma noite Cláudio Valadares, da OfQuali, autor do projeto de Revitalização do Centro Histórico de Campos, abordou Padrão de Qualidade nos Projetos Arquitetônicos e dos Processos Construtivos”.
Na sexta-feira, um dos temas em destaque foi “O Futuro do Transporte Urbano da Cidade de Campos dos Goytacazes: motorizados e não motorizados”, abordado pelo arquiteto e urbanista Paulo Dias, diretor de Planejamento Viário do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), de Campos.
Também foi abordado o tema “Mobilidade Urbana e Nova Logística da cidade de Macaé”, por Evandro Esteves, secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, que deu ênfase para “Cidades do Petróleo, Estruturação para o Transporte de Pessoas e Cargas”; “Sistema Rápido de Transportes (SRT)”; e “Corredor Rodoviário, Impacto e Busca pelas Soluções”.
O presidente da Codemca, Wainer Teixeira, proferiu palestra sobre “Revitalização do Aeroporto Bartolomeu Lizandro – Um novo Momento para a cidade de Campos dos Goytacazes”. Ele discorreu sobre o potencial para operações offshore e demandas advindas da exploração de petróleo e na camada do pré-sal; Atendimento a investidores de várias regiões do país e do exterior; e Tendências para a vinda de outras empresas aéreas, objetivando dinamizar a busca pelo transporte aéreo pelo turismo de negócios.
Wainer discorreu também sobre “Novas dinâmicas para os estacionamentos públicos, seus critérios e benefícios quanto à implantação no contexto urbano”.
Eduardo Xavier, diretor de Regulação e Sustentabilidade da Prumo Logística, fez palestra sobre o tema “A Nova Economia do Setor Logístico e a Mobilidade Urbana Regional”, e apresentou o Porto do Açu, um potencial para o desenvolvimento do Norte Fluminense.
Neste sábado, diversos temas relacionados às novas tendências e tecnologias na arquitetura e na engenharia foram tratados, por exemplo, por Reynaldo de Barros, presidente do Crea-RJ, que deu ênfase à criação e à oportunidade, com novas competências para o mercado profissional; José Cândido, discorreu sobre o origami metálico no Terminal Rodoviário Alvorada e Estações do BRT-Transoeste e Transcarioca, na Barra da Tijuca.
O arquiteto e urbanista, Daniel Gusmão, apresentou grandes projetos e detalhou-os, como o Velódromo e o Parque Olímpico, que assina com o escritório inglês de arquitetura, o Masterplan do Parque Olímpico; Desafios na arquitetura e no Design de Interiores foram temas tratados por Carlos Alberto Boeschestein. Cidades Inteligentes, Humanas e Resilientes foi tema abordado por Petruccelli, que discorreu sobre soluções de usos de tecnologia para inserir as cidades na nova economia, para que sejam mais humanas e resilientes.