Notícia no detalhe
Visitações ao monumento do Farol a partir de 15 de dezembro
As visitações ao monumento do farol, importante ferramenta de navegação marítima, principal símbolo histórico do Farol de São Tomé, serão retomadas no dia 15 de dezembro. O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Wainer Teixeira, com sua equipe, se reuniram nesta quarta-feira (25) no Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR), em Niterói, com o Capitão-de-Mar-e-Guerra Alexandre Coelho Gomes, diretor do Centro, e os oficiais, para a formalização da parceria.
Segundo o presidente da Codemca, a abertura de visitação no local atende a uma solicitação feita pela prefeita Rosinha Garotinho à Marinha e visa valorizar este importante patrimônio histórico e cultural. “Existem muitas pessoas no município e na praia do Farol que não conhecem este atrativo. O objetivo é que este patrimônio seja conhecido e incorporado ao trade turístico do município”, informa.
A partir do dia 15, haverá visitação de grupos de 12 pessoas aos sábados, das 8h às 12h30. Haverá agendamento prévio e as visitas terão acompanhando dos oficiais da Marinha do Brasil, que também definirão os protocolos de segurança. “Antes de subir mais de 200 degraus para desfrutar da bela paisagem da praia campista, os visitantes receberão orientações sobre o monumento”, explica Wainer.
Da Marinha, também estavam presentes os capitães Gutemberg e Tiago Nicolay Freitas, além do assessor jurídico do CAMR, o primeiro tenente Aníbal Viegas. Já da Prefeitura de Campos, acompanharam o presidente da Codemca, a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Rosana Juncá, e a diretora de Turismo, Ana Néri Alvarenga.
- Fomos muito bem recebidos e estas conversas vêm evoluindo bem, desde o mês de março. Nós acreditamos muito no caráter educativo, cultural e de entretenimento desta visitação ao monumento do farol que, com certeza, será um ganho para o setor turístico, movimento a economia local. Temos que destacar que, tudo isso se deve à parceria com a Marinha e a sensibilidade da prefeita Rosinha, que vão contribuir para que a população conheça este importante monumento”.
Monumento histórico - O farol é uma obra do ano de 1882 projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que participou da construção da Torre Eiffel, em Paris (1889). O Farol tem 45 metros de altura e 216 degraus. É feito de um ferro especial que resiste à ferrugem, razão pela qual ainda se encontra em tão bom estado de conservação, do contrário a maresia já o teria destruído. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros com lâmpada de 1000 watts e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 46 km).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa