Notícia no detalhe
“Fábrica de Matemática” facilita aprendizado da disciplina
A matemática é não é uma disciplina “popular” entre os alunos. Com seus números e fórmulas diversas, ela não é a matéria favorita de muitos estudantes. Mas, o projeto “Fábrica da Matemática”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Campos, em parceria com Instituto Federal Fluminense (IFF) vem mostrando que a matemática não é um “bicho de sete cabeças”.
Segundo a diretora da pró-reitoria do IFF, Ana Mary Barreto, esse projeto tem como objetivo simplificar a matemática. “Através do projeto Fábrica da Matemática, são desenvolvidas atividades para a construção de conceitos básicos da matemática, por meio de materiais concretos e hoje é a mostra pedagógica dos trabalhos desenvolvidos nas escolas”, disse Ana Mary.
Os resultados obtidos em sala de aula, através das mudanças na forma de ensino da matemática foram importantes no aprendizado dos alunos. “Os próprios alunos perceberam a construção da matemática de forma divertida. Esse tipo de aprendizagem foi mais efetiva e de melhor entendimentos dos alunos”.
Entre as escolas participantes, estavam a Escola Municipal Miguel Henrique Gomes, em São Martinho; José do Patrocínio, na Penha; Farol de São Tomé, Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora; e Santa Terezinha, entre outras.
O aluno da Escola Rotary III, Paulo Sander de Souza, 15 anos, estava em umas das mesas onde eram exibidas as atividades dos alunos. “Torre de Hanói é um jogo de matemática. Ele é constituído por discos de tamanhos diferentes. Inicialmente, os discos devem ser colocados na coluna da esquerda, começando pelo maior e terminando no menor, criando uma torre nessa coluna. O objetivo é simples: deslocar a torre da coluna da esquerda para a coluna da direita”, explica.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/01/2026 19:01:43 Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
- 12/01/2026 18:14:16 Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
- 12/01/2026 17:56:42 Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
- 12/01/2026 16:35:01 Segurança e Ordem Pública divulga balanço do fim de semana no Farol de São Tomé
- 12/01/2026 15:49:01 Prefeitura inaugura Policlínica da Família Dr. Henrique Oliveira nesta terça-feira
Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
1201 18h14Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
1201 17h56Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
1201 16h35Segurança e Ordem Pública divulga balanço do fim de semana no Farol de São Tomé
1201 15h49Prefeitura inaugura Policlínica da Família Dr. Henrique Oliveira nesta terça-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















