Notícia no detalhe
Defesa Civil vai ao MPE por comunidade de Três Vendas
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através de sua assessoria jurídica, deu ciência ao Ministério Público Estadual sobre os riscos que o órgão acredita estar exposta a população de Três Vendas e os usuários da BR-356 caso se confirme a pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostrando o grande impacto do El Niño sobre a ocorrência de tempestades na região Sudeste durante o verão 2015/16 e a perspectiva de ser esse fenômeno, o terceiro mais forte da história. O secretário Henrique Oliveira está com sua equipe acompanhando a situação da localidade.
Segundo a assessora jurídica do órgão, Érica Moraes, a medida foi necessária em função do não reconhecimento tanto na esfera estadual, quanto na federal do perigo iminente a partir dos problemas apresentados aos órgãos competentes. Ela explica que foram realizadas várias vistorias na localidade sendo constatada a presença de muitos formigueiros que removem a terra e ocasionam fendas no solo, além de problemas com galerias e comportas. “Nossa preocupação é de, mais uma vez, ocorrer o rompimento do asfalto provocando uma tragédia em maiores proporções que a ocorrida no ano de 2012”, disse a advogada.
O diretor Executivo da Coordenadoria de Defesa Civil major Edison Pessanha acrescentou que também foi verificada a instalação de três galerias celulares pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na rodovia, e na mesma direção, às margens do Rio Muriaé, no dique conhecido como Boianga, foram construídas pelo Inea, três galerias de mesmo diâmetro com comportas tipo flap que não estão vedando a contento.
- Caso haja nova cheia do Rio Muriaé, as águas chegarão à rodovia e passarão livremente pelas galerias, atingindo a Comunidade de Três Vendas. Estas informações já foram passadas para o órgão competente (Inea). Reafirmamos o nosso entendimento da necessidade de construção de um dique com cerca de 1,5 km em frente à comunidade de Três Vendas. Projeto nesse sentido já foi encaminhado ao Ministério das Cidades. - afirmou Pessanha.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças