Notícia no detalhe
Defesa Civil de Campos abre comportas e leva água para Baixada
A Prefeitura de Campos, através de ações integradas da Superintendência da Defesa Civil e da Superintendência de Agricultura, com autorização do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), realizou nesta sexta-feira (04) a abertura de comportas de mais três Canais, que estão aduzindo água do Rio Paraíba do Sul para a extensa área agrícola da Baixada Campista e para a Lagoa das Pedras, situada entre o Parque Guarus e o Aeroporto.
As operações foram feitas nos Canais Cambaíba, Coqueiros e São Bento, que levam água para a rede de canais da Baixada e para áreas agrícolas do vizinho município de São João da Barra, bem como no Canal do Jacaré, que aduz água do Paraíba do Sul, sob a BR-356, entre a Usina Termelétrica de Furnas e o bairro do Fundão. O canal, que estava seco desde o ano passado, agora irriga a extensa área de sua extensão, que passa pelo Fundão, Parque São José, Parque Guarus, Beira Lago e Parque Boa Vista, onde deságua na Lagoa das Pedras, nas proximidades do Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
De acordo com o subcomandante da Defesa Civil, major Edison Pessanha, os trabalhos são feitos em parceria com entre a Defesa Civil, a superintendência de Agricultura e a Superintendência de Pesca, que com autorização do Inea, realizam o desemperramento e a abertura das comportas para o manejo das águas que estão sendo bem-vindas nas redes de canais de que estavam secos em vários trechos, devido a prolongada seca que atinge as áreas de produção agrícola e de pecuária.
- As chuvas que estão caindo agora chegam em boa hora, porque estamos entrando num período de insolação muito forte e como os canais, rios e lagoas da região estão com deficit hídrico muito acentuado, essas águas vão ajudar bastante equilibrar um pouco esse deficit, que afetou inclusive o lençol freático, que até agora estava sem a umidade necessária para a agricultura e para as pastagens. Por isso, vamos continuar fazendo este trabalho nos canais que é muito importante para a agricultura e para os pescadores, tendo em vista que estão entrando peixes para os canais e fertilizando as lagoas e áreas de bacias de acumulação. A água que desce pelos canais Cambaíba e Coqueiros e, inclusive, no Canal Campos-Macaé, é muito importante, porque carreia os sedimentos de abastecem os canais secundários que irrigam a Baixada - analisa Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 12:58:40 Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
2004 11h30Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta