Notícia no detalhe
Prefeitura assina convênio com a Marinha no dia 16 no Farol
A Prefeitura de Campos assina no dia 16 de dezembro dois importantes convênios para a população com a Marinha do Brasil. A solenidade será realizada a partir das 14 horas na Estação de Rádio Base Farol de São Tomé, na praia de mesmo nome. Na cerimônia, a Prefeita Rosinha Garotinho vai assinar o Termo de Permissão de Uso de uma área militar de 32 mil metros quadrados no entorno do Farol para realização dos eventos da programação oficial de verão e, também, assinatura do acordo de visitação pública ao centenário farol de sinalização náutica, de 133 anos, cujo topo é um mirante com vista panorâmica do balneário, que será aberto aos sábados para visitação pública a partir do dia 19 deste mês.
De acordo com informações do presidente da Codemca (Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos), Wainer Teixeira, que cuidou do agendamento, a solenidade será presidida pela Prefeita Rosinha Garotinho e o capitão de mar e guerra, Alexandre Gomes, comandante do CAMR (Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego), que é o órgão responsável técnico pela Sinalização Náutica no Brasil.
O agendamento para as visitas ao Farol será feito presencialmente no Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua Barão de Miracema, próximo do Hospital da Beneficência Portuguesa; e na Superintendência de Pesca, no Farol. O primeiro contato também pode ser feito através dos telefones 2726-5908 (Superintendência de Pesca) ou 2733-4331 (Departamento de Turismo).
- O agendamento precisa ser feito de forma presencial porque cada visitante preencherá um formulário de identificação da Marinha, porque a visita é feita em área militar. Para o procedimento das visitas, que terão acompanhamento de um militar e de um guia de turismo, a Prefeitura de Campos providenciará para o local a presença da Guarda Civil Municipal e banheiros químicos -, informa Wainer Teixeira.
Dados históricos - O farol de 45 metros de altura consta 133 anos de inauguração, mas sua construção foi realizada cinco anos antes, em 1877, pela mesma empresa de engenharia que construiu a famosa Torre Eiffel, em Paris, e a estátua da Liberdade, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A inauguração do farol consta da data de 29 de junho de 1882, em comemoração ao aniversário da Princesa Isabel. O monumento foi construído em área da Marinha, no de São Thomé, por ser uma região que apresenta dificuldades para navegação devido a existência de uma extensão de rochas, descobertas no ano de 1501, pelo navegador Gonçalo Coelho, por ocasião da festa litúrgica de São Thomé. Coube a ele o registro do banco de pedras submersas que avança 15 milhas marítimas e provocam encalhes e estragos nas embarcações, com risco de naufrágio.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/11/2025 17:20:19 Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
- 06/11/2025 16:48:28 Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
- 06/11/2025 16:40:42 Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
- 06/11/2025 15:13:16 Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
- 06/11/2025 13:58:00 GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
0611 16h40Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
0611 16h48Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
0611 15h13Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
0611 13h58GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















