Notícia no detalhe
Preços de brinquedos acima da inflação, aponta pesquisa do Procon
A Superintendência do Procon/Campos acaba de elaborar a pesquisa anual com os preços dos brinquedos. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro em cinco lojas da cidade. Em relação ao ano anterior, os preços ficaram 12,8% mais caros. A pesquisa também apurou que as diferenças de preços continuam muito altas, com variações de mais de 100% entre um mesmo produto.
De acordo com a superintendente do Procon/Campos, Rosangela Tavares, vários fatores contribuem para que os preços sejam altos, mesmo com uma pequena retração no mercado. “As indústrias sofrem com os aumentos nos impostos e também no transporte das mercadorias. Somados ao aumento de custo da matéria prima, esses fatores contribuem para um aumento nos preços, cabendo ao consumidor buscar, com equilíbrio, o melhor presente”, destaca Rosangela Tavares.
Apesar da data ser a mais importante para o comércio, devido à crise econômica, as expectativas de vendas estão menos otimistas e isto tem feito com que os comerciantes segurem os preços ao máximo. Ainda assim, manter a tradição neste ano, deve sair um pouco mais caro que no ano passado.
Pela pesquisa do Procon/Campos, nem todos os brinquedos subiram de preço. Aqueles que têm produção local ou que não estão profundamente atrelados à alta do dólar, se mantiveram na mesma faixa de valores do ano passado, somados a apenas a inflação.
Veja aqui dicas para quem ainda não comprou brinquedos para o Natal:
- A pesquisa de preços é sempre fundamental. Saia com calma e busque ao menos três lojas antes de concretizar a compra.
- Procure conversar com a criança, sempre que possível, e identifique o que ela deseja. Com a grande oferta de informação, mesmo os mais novos já sabem o que desejam de presente. Claro que nem sempre o que elas querem é o melhor para elas ou para lhes oferecer no Natal. No entanto caberá a você o poder de escolha, dentro do seu orçamento.
- Faça uma lista muito específica, que você deve seguir. Esta lista deve conter o produto e o preço. Tenha sempre uma opção ao presente definido anteriormente.
- O ideal seria que os produtos já estivessem comprados, mas próximo ao dia de Natal os lojistas fazem boas promoções. A oferta de produtos já não é tão boa, mas os preços tendem a diminuir nos últimos dias. Aproveite para pechinchar, negociar descontos, etc.
- Defina um orçamento fechado para cada uma das crianças às quais se destinam os brinquedos especificados na referida lista, e não se desvie do mesmo, por muito tentador que seja.
- Não perca as oportunidades: Os supermercados e as grandes lojas sempre fazem grandes promoções (saldão). Se estiver com alguma folga e encontrar algum dos brinquedos que pretende a um preço que lhe parece verdadeiramente fora de série, não hesite: compre! A alegria que a criança vai ter com o brinquedo vai valer o esforço.
- Por mais que pareçam inofensivos, alguns brinquedos podem ser perigosos, por apresentar defeitos ou por não possuir informação de uso e cuidados específicos.
- Observar as características do produto é fundamental. Peças pequenas, soltas, cortantes ou pontiagudas podem ser ingeridas ou até inaladas por crianças menores.
- É preciso ficar atento à indicação da faixa etária e se o brinquedo possui a certificação do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro).
- O código de defesa do consumidor determina que os consumidores possam cancelar as compras feitas fora do estabelecimento comercial (telefone, internet, catálogos, etc.). O consumidor pode exercer o direito de arrependimento em até 7 dias a contar da chegada do produto.
- Nas compras feitas diretamente nos estabelecimentos comerciais não existe norma para troca ou devolução. Havendo esta previsão, será uma liberalidade do fornecedor. O que o Procon/Campos determina é que esta informação seja clara e precisa, para não induzir o consumidor em erro.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira