Dedetização, lavagem, higienização, iluminação eficiente e pintura. Estas são algumas das ações que estão sendo realizadas para melhorar o aspecto do Mercado Municipal e da Feira Livre, neste fim de ano. O objetivo é proporcionar um ambiente mais atraente e agradável, tanto para os consumidores como para os comerciantes permissionários das áreas internas e externas do prédio histórico do Mercado e da Feira Livre.
Os trabalhos, que implicam também numa melhor disposição das mercadorias, para fomentar as vendas, fazem parte do Programa de Valorização do Comércio do Centro Histórico, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), através de parceria público-privada.
As ações foram iniciadas na noite de sexta-feira (11), por meio de parceria que reúne a Codemca, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, a Superintendência de Agricultura e Pecuária e a Associação de Comerciantes Permissionários do Mercado Municipal e Associação dos Feirantes Permissionários da Feira Livre. Todas as ações foram definidas em reuniões com os dirigentes das entidades, e a realização dos trabalhos está agrando a todos.
- Podemos dizer que estamos trabalhando juntos, em sintonia. Mantemos um entendimento em bom nível com o presidente da Codemca, Wainer Teixeira; e o vice-presidente, Carlos Basílio, que estão sempre atendendo nossas reivindicações - destacou o vice-presidente da Associação dos Feirantes, José Ricardo Coutinho.
Ele ressaltou que um entrosamento entre a Associação dos Feirantes e dos Comerciantes do Mercado. “Tem dado bons resultados, como a abertura de passagem no canteiro de obras do Shopping Popular, a melhora do sistema de iluminação da Feira, que tinha um padrão de lâmpadas fracas e deixava o lugar escuro, com risco para os feirantes que chegam para trabalhar de madrugada, e agora melhorou muito”, afirma José Ricardo Coutinho.
- O presidente da Codemca tem recebido a gente num tom conciliador. Estamos agora vendo esta arrumação no Mercado, com limpeza, pintura e organização dos espaços, das mercadorias. Daqui a pouco será feita também na Feira, e vai incluir as bancas, as paredes e os muros externos da Feira - disse.
O presidente da Associação dos Comerciantes Permissionários do Mercado Municipal, Vitor Barreto, ressaltou a importância da parceria entre as Associações (feirantes e comerciantes) e os órgãos da Prefeitura.
- A parceria é muito boa, porque existe bom entrosamento entre os comerciantes do Mercado e os feirantes da Feira Livre, e isso favorece na hora de defender os interesses dos feirantes e dos comerciantes na Prefeitura. Tem havido entendimento, e por isso, está tudo indo bem nessa arrumação do Mercado e da Feira, para melhorar o aspecto agora no fim do ano – destacou o presidente da Codemca, Wainer Teixeira.
A Codemca participa com a força da mão-de-obra; a Superintendência de Limpeza Pública, com seu pessoal e equipamentos, como a compactadora de lixo; a Superintendência de Iluminação Pública cuidou de melhorar a iluminação; a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade abriu as passagens nos canteiros de obras; os permissionários se cotizaram e compraram tintas para pintar seus boxes.
- Dentro deste amplo entendimento que temos mantido com as lideranças por meio das entidades, muitas reivindicações são atendidas, como a melhoria do sistema de iluminação interna e externa do Mercado, as passagens por dentro do canteiro de obras de construção do novo Shopping Popular, a instalação de refletores – pontuou o presidente da Codemca, Wainer Teixeira.
Ele acrescentou que em entendimento com os comerciantes e com a Superintendência de Agricultura e Pecuária, que faz a gestão das instalações, será implementado um novo sistema de limpeza e de organização dos espaços dos boxes do Mercado e das bancas da Feira. “São medidas que dão senso de organicidade, melhoram o display das mercadorias e torna o local mais higienizado e mais agradável aos clientes”, disse Wainer.