A Superintendência de Agricultura e Pecuária está construindo seis mini granjas em propriedades de agricultores familiares e pequenos produtores rurais, que realizaram o curso de avicultura e estão inseridos no Programa Mais Frango, com vistas à inclusão produtiva com segurança alimentar. O curso e o desenvolvimento da atividade são realizados em parceria com o Sebrae e com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
- O objetivo é criar uma nova matriz produtiva como alternativa para o pequeno e médio produtor, com foco na inclusão produtiva – disse o superintendente de Agricultura, Eduardo Crespo. Ele informou que os agricultores familiares e pequenos produtores rurais interessados na iniciação ou no aprimoramento da produção de aves para abate passaram pelo curso para aperfeiçoar os conceitos sobre avicultura, manejo, nutrição das aves e empreendedorismo.
Eduardo ressaltou que o Programa Mais Frango tem como objetivo incentivar a produção avícola no município, tendo em vista que o mercado de Campos e cidades da região tem demanda crescente e é abastecido por avicultores de municípios do Espírito Santo.
- O curso foi ministrado por técnicos e agrônomos da Superintendência e alunos da Uenf, através do programa de estágio disponibilizado pela Prefeitura de Campos. Concluímos agora no final de 2015, mais um curso – na parte teórica – e neste primeiro trimestre de 2016 vamos entrar na parte prática, com aula na Granja Escola que montamos junto da Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo. Tivemos para este segundo curso, mais 60 interessados inscritos nesta segunda etapa do Programa, que gera renda numa atividade alternativa e ajuda a gerar empregos - pontuou Eduardo Crespo.
Em vez de usar a cobertura com telhas de amianto, uma nova estrutura está sendo preparada para utilizar cobertura com material em chapa galvanizada, que oferece mais resistência, elimina o risco de contaminação com o pó de amianto e confere maior durabilidade.
Para fomentar a avicultura em Campos, o Programa Mais Frango oferece aos produtores da agricultura familiar um total de 20 mini granjas, que estão sendo construídas e vão ser disponibilizadas aos produtores, no sistema de consignação. Cada mini granja terá, cerca de 2 mil pintinhos para cada um e implementos agrícolas. O Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) irá disponibilizar financiamentos, através do Programa Municipal de Microcrédito.
- Teremos granjas modelo estrategicamente instaladas no interior, a partir das quais os pequenos produtores, principalmente os da agricultura familiar, vão poder comparecer, perto de suas propriedades, e adquirir experiências, para implementar mini granjas em suas propriedades. É neste propósito que iniciamos em fevereiro, a instalação da mini granja, no sítio da Família Santana, no Assentamento Josué de Castro, em Morro do Coco – informou o superintendente de Agricultura e Pecuária.