Notícia no detalhe
Reunião convoca produtores rurais informais para aderir ao Serviço de Inspeção Municipal
Para que produtores rurais informais possam legalizar seus produtos, principalmente, o queijo, fazendo com que suas mercadorias possam ser distribuídas no comércio do município, a Superintendência de Agricultura e Pecuária realizou esta semana uma reunião na sede da prefeitura. Para isso, a prefeitura disponibiliza o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que consiste na inspeção de produtos de origem animal produzidos no município, a fim de garantir a qualidade. Os produtores inspecionados e aprovados recebem o selo de garantia, possibilitando que os produtores se qualifiquem a oferecer seus produtos no mercado.
A Superintendência recebeu determinação do Ministério Público, mencionando que os produtos de origem animal para comercialização no município, só poderiam se dar com o SIM. Com essa determinação, os produtores mais atingidos seriam os produtores de queijo, uma vez que a superintendência, através dos Programas Mais Frango e Mais Leite, já incentivava a legalização de outros tipos de produções.
- Não podemos deixar que o produtor rural de Campos sofra por falta de conhecimento de boas práticas e por falta de selo de garantia, impedindo-o de comercializar seus produtos no município. Estamos sempre buscando caminhos para fazer com que o produtor cresça e se torne um empresário independente - disse o superintendente Eduardo Crespo.
O encontro foi conduzido pelo superintendente com ajuda da equipe de veterinária da Superintendência de Agricultura e teve participação da veterinária e mestre em Ciências Animais, Vera Cardoso de Melo, que apresentou a proposta do programa Queijeiro Legal, que seria uma oficina de três módulos para os produtores de queijo em parceria com o Sebrae, a ser realizada em pontos estratégicos do município nomeados de ADRs.
Nessa capacitação, o primeiro módulo orientaria sobre infraestrutura e layout, o segundo módulo sobre melhorias no processo produtivo, boas práticas, treinamento em campo e aproveitamento de outros itens do queijo, como o soro, o terceiro e ultimo módulo abordaria as normas obrigatórias da ANVISA e do Ministério da saúde e todo o processo para obter o SIM.
Num segundo momento, seriam inseridas as clínicas de queijo, que nada mais são do que uma consultoria técnica individual em cada propriedade custeada 20% pelo produtor e 80% pelo SEBRAE. O grau de interesse dos produtores pelo programa foi grande, contando com número acima 25 pré-inscritos na reunião.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira