Notícia no detalhe
Morro do Itaoca também é um dos pontos turísticos neste verão
O Morro do Itaoca é um dos pontos de visitação do município, procurado por amantes da natureza, do voo livre, ciclismo, ioga, além de ser visitado também por grupos religiosos para retiros espirituais, além de pesquisas cientificas das universidades e tem recebido turistas de diversos moradores da cidade de Campos e entorno. Apesar de neste período ser a estação quente do morro, a visitação é constante aos domingos.
Criado em 2013 pela lei municipal 8424, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Itaoca faz parte das unidades de conservação de uso sustentável, isto é, garante a conservação de processos naturais e da biodiversidade, adequando atividades humanas às características ambientais da área. Para isso, a Prefeitura de Campos tem investido para promover a preservação ambiental e o Turismo do local, além de alavancar a economia. É a parceria de interesse ambiental, turístico e econômico.
— Itaoca é casa de pedra na língua dos índios habitantes da planície goitacá. Sou usuário do morro há 10 anos, praticando o vôo livre de parapente. Há dois anos criamos um clube de vôo livre Clube de Voo Livre de Campos (CVLC). Utilizo o Itaoca também para treino de montanhismo e escalada, e nas primaveras e outonos levo amigos e familiares pra picnic e trilhas.- declarou, o advogado, Márcio Vitor, 47 anos que já se considera amante da natureza.
A APA abrange toda dimensão do Morro do Itaoca, local onde é possível integrar o esporte à natureza. Localizado a cerca de 17 quilômetros do Centro da cidade, o Morro do Itaoca, no distrito de Ibitioca, é o ponto mais alto do município. São 395 metros de altitude. No cume do morro é possível ter uma visão panorâmica da cidade.
A diretora de turismo, Ana Néri ressalta. “Os cuidados que o visitante deve ter: andar em fila indiana, não se aproximar da beirada do morro, não andar na pista de dowhill, levar água, roupas leves, levar água, protetor solar, repelente nos dias de hoje é indispensável. Andar de bicicleta, voar de parapente, é um lugar extremamente bonito, o local de natureza atrativo numa subida de 3 km”. – ressaltou, Ana Néri.
No final de 2014, para melhorar as condições de acessibilidade dos usuários e freqüentadores, foi realizado um trabalho de recuperação da estrada, com pavimentação em paralelo e construção de meio fio. Nos últimos anos, devido à erosão provocada pelas intensas chuvas, as pedras de granito que pavimentavam a parte íngreme do caminho foram arrancadas.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/07/2025 20:38:21 Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
- 02/07/2025 17:33:03 IMTT realiza instalação de semáforo em importante cruzamento no Jóquei
- 02/07/2025 14:57:14 Agricultura, em parceria com Defensoria, faz agenda para atendimento em quilombos
- 02/07/2025 11:17:53 Escritório Social cria projeto de qualificação oara egressos do sistema prisional
- 02/07/2025 10:15:20 “Operação Caça Fio” atuou na Avenida São Fidélis
Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
0207 17h33IMTT realiza instalação de semáforo em importante cruzamento no Jóquei
0207 14h57Agricultura, em parceria com Defensoria, faz agenda para atendimento em quilombos
0207 11h17Escritório Social cria projeto de qualificação oara egressos do sistema prisional
0207 10h15“Operação Caça Fio” atuou na Avenida São Fidélis
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi