A programação de atividades para este ano letivo, com início das aulas em 1º de fevereiro, já foi elaborada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), contemplando os profissionais de educação, alunos e a comunidade. A partir de março, os projetos “A Escola é Nossa!”, “Secretaria Itinerante” e o “Intervalo Cultural” voltam a acontecer nas unidades escolares. Várias capacitações também estão previstas para o decorrer do ano, direcionadas aos diversos profissionais – professores, pedagogos, gestores e auxiliares.
De acordo com o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, o calendário letivo dispõe dos 200 dias-aula previstos em lei, de segunda-feira a sexta-feira, durante todo o ano. “A Diretoria de Supervisão Escolar conseguiu ajustar o calendário de modo que os sábados letivos fossem suprimidos, sem prejuízo para os alunos. Dessa forma, as aulas serão iniciadas na primeira semana de fevereiro”, destaca.
Além disso, terão continuidade os projetos implementados em 2015, visando maior aproximação entre os profissionais da Smece, escola, alunos e a comunidade em geral. “No primeiro ano de execução dos projetos, os resultados foram excelentes, pois nosso principal objetivo foi alcançado, o de estar mais próximo das unidades escolares como um todo, inclusive, levando os pais de alunos e familiares para a escola”, declara.
A Escola é Nossa – Dia em que a unidade escolar é aberta e recebe a comunidade com a oferta de várias ações sociais, atividades culturais e recreativas, resultado de uma parceria com demais secretarias municipais. No mês de março, será contemplado o Ciep Francisco Portela, em Tocos; abril, Ciep Pedro Álvares Cabral, na Terra Prometida; maio, Ciep Compartilhado Ataíde Dias, no Parque Santa Rosa; e junho, Ciep Compartilhado Nação Goitacá, Estrada de Poço Gordo, em Goitacazes.
Intervalo Cultural – Este ano, o projeto, que leva a proposta de atividades culturais durante o horário de intervalo das aulas, vai acontecer nas unidades com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em março, Escolas Municipais Maria Lúcia, no Turfe Clube, e Francisco de Assis, na Comunidade do Matadouro; abril, Escolas Manoel Coelho, em Goitacazes, e Amaro Prata Tavares, no Centro; maio, Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora, e Escola Professora Vilmar Cava Barros, no Jóquei; e junho, Escolas Mário Barroso, em Ururaí, e Lídia Leitão de Albernaz, no Parque Cidade Luz.
O “Secretaria Itinerante” não é agendado. A princípio, serão visitadas as unidades que ainda não receberam a equipe itinerante da Smece em 2015.
De acordo com a subsecretária de Educação, Tânia Alberto, um projeto piloto de Educação pelo Esporte também está sendo proposto pelo 56º Batalhão de Infantaria (BI), em Campos, em dois Cieps municipalizados: Professora Carmem Sylvia Carneiro, no Parque Eldorado, e Villa-Lobos, no Parque São José. O projeto será executado em parceria com a Smece e a Superintendência de Paz e Defesa Social, envolvendo crianças e adolescentes dessas unidades escolares.
Já o foco pedagógico da gestão da Smece em 2016, segundo Tânia, é a formação continuada dos profissionais, tendo em vista as mudanças que ocorrerão em função do Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE)
- A prioridade dentro dessas mudanças é a implantação de um terço de planejamento em todas as unidades escolares neste ano de 2016. Com esse tempo de planejamento, estaremos oferecendo mais formações para os professores, de acordo com o ano de escolaridade em que atuam – informa.