Notícia no detalhe
Exposição sobre Projeto Tamar no Museu Histórico atrai público
O Museu Histórico de Campos, instalado na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, está com a exposição sobre o Projeto Tamar, com entrada gratuita, até o dia 27 de fevereiro. A exposição pode ser apreciada de terça à sexta-feira, das 10h às 17h e, nesta temporada de verão, aos sábados das 9h às 14h.
A exposição conta com as várias espécies da região do Farol de São Tomé. Os ninhos são feitos pelos biólogos com orientações e as tartarugas expostas são de acrílico, algumas delas com ossos de verdade, além de cascos também naturais. São amostras de filhotes da espécie caretta-caretta conservados, entre outras.
- A idéia do Projeto Tamar no Museu de Campos foi uma iniciativa dos biólogos, que sabem que aqui temos espaço para exposição temporária. A gente achou que seria muito pertinente colocar no calendário do Museu nesta temporada de verão, como forma de conscientizar os visitantes de como preservar o meio ambiente e a tartaruga marinha – disse a diretora do Museu, Graziela Escocard.
Laís de Araújo Lesqueves, 28 anos, que daqui a quatro meses se tornará bióloga, gostou da exposição. “Sou apaixonada por animais e tenho um interesse pelas tartarugas. Trouxe meus filhos, minha mãe e meu irmão para conhecerem o Museu e, além disso, visitar essa área apaixonante que é o mundo das tartarugas – afirmou.
Os filhos de Laís, Maria Eduarda, 7 anos, e Samuel, 5 anos, ficaram empolgados. “Eu já vi uma tartaruga, achei linda. Quando eu crescer, quero ter uma tartaruga – conta Maria Eduarda.
Segundo Graziela, a procura tem sido grande. “Todos os visitantes relatam que não sabiam que tínhamos informações aqui sobre as tartarugas marinhas e, ainda, qual a melhor forma de preservá-las. Uma sacola plástica na beira do mar, por exemplo, pode prejudicar a tartaruga sair do mar para colocar os ovos na areia”, finaliza.
Cleveraldo Felipe Fiuza, 40 anos, levou até a filha para conhecer a exposição. “Já tive várias experiências com tartarugas, acho as espécies lindas, vim conhecer a exposição e ter noção da história de perto. Trouxe minha filha de 7 anos e ela ficou encantada”, acrescenta.
Cuidados – Na areia, se a tartaruga estiver se mexendo, solte-a. Se ela estiver mole ou aparentemente morta, você pode salvá-la colocando-a na sombra com a cabeça mais baixa que o resto do corpo e, se possível, coloque um pano úmido sobre o casco. No entanto, a tartaruga pode demorar muitas horas para se recuperar. Quando ela estiver se mexendo, libere-a ao mar.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira